Dual boot Windows 10 e Linux Mint: grub não aparece

Pessoal, seguindo vários tutorias, instalei o Linjx Mint em dual boot com o Windows 10. Fiz as partições do jeito que foi sugerido. Mas simplesmente o grub não aparece e já vai direto para o Windows. Alguém sabe como resolver?

1 curtida

Foi na BIOS, nas configurações da prioridade de boot do HD/SSD e selecionou o Linux Mint como primeira opção? :thinking: :v:

1 curtida

Fala, Rogerio. Quais tutoriais usou? Instalou em que ordem? Desabilitou fast boot?

1 curtida

Desabilitei, sim. Usei tutoriais do Youtube para particionar e tal. segui à risca. mas depois o grub não apreceu, mesmo o Linux estando instalado.

1 curtida

Quando entro na BIOS, o linux não aparece lá. só quando dou boot por um pendrive

1 curtida

Estranho :thinking:

Em meu notebook, deixo assim:

Na aba Boot e na opção UEFI Hard Disk Drive BBS Priorities:

Seleciono o grub da distro como opção 1 e o gerenciador de boot do Windows como segunda opção:

Cara, tente reinstalar o Grub, segue uns links sobre como fazer isso:

Se preferir com o Boot Repair:

:slight_smile: :v:

1 curtida

Então, @Lee, sempre que tento ver essas opções na BIOs só aparece “Windows Boot Manager”. Já tentei de tudo, inclusive nesses links que você mandou, mas nada dá certo. Não sei se fiz algo errado, mas tenho medo de instalar o Linux na opção de apagar todos os discos, e ele também não funcionar.

1 curtida

Que bizarro :face_with_raised_eyebrow:
Não tenho mais ideias do que fazer :confused:

1 curtida

Pois é, super bizarro mesmo. O meu notebook é um samsung ativ book 9 lite. mas creio que isso não influencie muito.

1 curtida

putz cara. você colocou a inicialização no “/”? pergunto isso porque eu esqueci na primeira vez.

1 curtida

@thurnux coloquei sim. Reservei a memória swap. Depois alterei o espaço livre ext4 e coloquei como ponto de montagem no “/”. Segui tudo o que eu tutorial fez. Vou tentar reinstalar.

Vc instalou em modo UEFI?

Porque se for isso vc pode adicionar a entrada na firmware do seu computador com o comando adequado do efibootmgr indicando as partições, localização nome do arquivo do grub.

Conheço alguns casos que esse passo dá erro por conta de algum bug que entope a pequena memoria flash destinada a isso com arquivos de erro, daí nenhuma entrada mais consegue ser realizada. Se vc conseguir bootar uma versão live, confira se tem muito arquivo com nome dump* na pasta /sys/firmware/efi/efivars

ls /sys/firmware/efi/efivars/dum*

Se aparecer muito arquivo, delete-os

rm /sys/firmware/efi/efivars/dum*

Daí tente rodar o comando efibootmgr para adicionar a entrada ou se quiser fazer do modo difícil reinstale o sistema heheheh

1 curtida

Oi, @Deleterium. Já reinstalei umas duas vezes … persiste o problema. Meu notebook é um Samsung ativ book 9 lite. Fiz as alterações na BIOS colocando CSM and UEFI, dei boot pelo pendrive, reinstalei, mas nada de solução. Tenho medo de colocar apenas o Linux para ocupar todos os discos e apagar o windows e isso não funcionar também. Preciso desse computador amanhã para dar aulas rsrsrs

Não estava conseguindo fazer o grub funcionar, mas utilizei o ventoy, consegui fazer os 2 funcionar, mas acho que tem algo errado nas partições, não deletei por não ter certeza o que fazer, gostaria de alguma ajuda.
https://ibb.co/C5sk5Kt