Dual boot Pop!_OS e Manjaro KDE Plasma

Galera estou usando linux a pouco tempo (Pop!_OS 20.04 LTS) e estou gostando bastante. Como ainda pra mim tudo tem sido um teste, queria testar o Manjaro KDE Plasma também em dual boot.
O Pop!_Os está instalado em um SSD
E tenho um hd de 380gb de bobeira aqui e estou pensando em por o Manjaro nele.
Aí vem minhas dúvidas:

1ª - O Pop!_OS já tem uma partição EFI, quando eu instalar o Manjaro também crio uma partição EFI + Grub no outro disco?

2ª - Vi aqui no fórum que o Pop!_Os tem problemas com dual boot e grub. Se eu instalar o Manjaro com grub vou ter acesso ao mesmo na hora do boot?

3ª - Tenho um pc antigo, um processador quad core 3.4 ghz, 8gb de memória e uma rx 550. O Manjaro KDE plasma vai rodar tranquillo?

Durante a instalação do Manjaro, basta selecionar a opção “Instalar ao lado”. Só recomendo que instale o Grub customizer antes no Pop!_OS: How to Install grub on POP OS 20.04 – Jacci.Net

Se o Pop!_OS, que usa Gnome 3.36, roda bem, o Manjaro KDE vai mais suave ainda (recomendo a ISO minimal, vem menos bloat).

Sem falar o modelo e a geração, complica. Eu posso ter um processador 10c (i7-6950X), toma já sacode de hexacore moderno (R5 5600X) @KairanD dê sua palavra sobre o assunto

2 curtidas

AMD Phenom II x 4 965 (das antigas kkkk)

Eae pessoal, passando aqui só pra dar um feedback a respeito do tópico:

Instalei o Manjaro KDE Plasma no hd com boot/efi + GRUB no hd.
Como eu já tinha o Pop!_OS instalado no ssd o grub do Manjaro indentificou o Pop!_OS.
Não precisei usar o grub customizer no Pop!_OS por que o grub do Manjaro é “inteligente”, ele já deixa em prioridade a ultima opção de boot escolhida.
Em relação ao desempenho, aparentemente, o Manjaro parece ser mais rápido.

TMJ

É bem por aí mesmo. Especificações como frequência, número de núcleos e cache, por si só, não têm qualquer significado prático, pois cada arquitetura se comporta de uma forma. :slight_smile:

Com relação ao exemplo apresentado, o R5 5600X é bem mais rápido no desempenho por núcleo e vence por uma boa margem em cenários que usam menos núcleos. Contudo, quando todos os núcleos do i7 são aproveitados, ele ainda é consideravelmente mais rápido que o R5.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.