Dual boot não mostra o Zorin OS

Eu decidi baixar o Zorin OS no meu Windows 8.1 para testar e a instalação foi bem. O único porém foi que quando eu fui iniciar ele não consegui de jeito nenhum e ele não aparecia como se não existisse nem a partição mesmo fazendo tudo umas 3 vezes

(um detalhe que possa ajudar é que nao conseguir seguir alguns passos do secure boot ou trocar de uefi para legacy por conta que minha bios não tinha essas opções)

1 curtida

Olá @silover tudo bem contigo?

Nenhum Windows exibe a opção para iniciar pelo Linux no menu de boot, você somente conseguirá acessar o Linux escolhendo no menu de inicialização ou mudando a partição de inicialização padrão. Como você citou que a instalação não seguiu as recomendações, fica difícil saber se o sistema operacional Linux sequer está funcionando como deveria, descubra qual é a tecla para acessar o menu de inicialização e veja se o Zorin aparece lá.

Antes de fuçar mais, sugiro ver este vídeo aqui para tirar suas dúvidas, praticamente não existem diferenças entre o processo para Windows 10 e 8.1.

:vulcan_salute:

1 curtida

O sistema não aparece em lugar nenhum, como se eu tivesse baixado em um hd que não reconhece. Eu segui tudo que eu consegui mas mesmo assim não aparece nem mesmo o grub ou a partição aonde foi instalada na seleção de sistemas quando inicia

A instalação é o “coração” de todo o processo, existem alguns pontos que não tem como “não fazer” ou que você vai precisar de distros específicas se quiser “pular”. Por exemplo, não usar UEFI ou desligar o SecBoot vai precisar que você escolha distros específicas.

Minha sugestão é: se for viável para você, faça um backup de todos os seus dados em local seguro e altere seu sistema para ficar conforme é indicado (talvez precisa reinstalar o Windows) e somente então faça a instalação de um Linux.

Se você quiser apenas fazer alguns testes grave um live-pendrive, assim você poderá testar sem fazer nenhuma modificação na sua máquina.

:vulcan_salute:

poderia mostra como está o particionamento do seu disco? só pra mim tirar uma duvida.

Opa cara. Eu consegui resolver o problema e eu vou deixar aqui pra quem precisar de ajuda
O meu Zorin nao instalou o ‘grub’ e acabou que ele nao bootava no próprio e pra eu arrumar isso eu tive que reinstalar ele via o Ubuntu no pendrive
Os comandos q eu usei foi:

sudo mount -t ext4 /dev/sda3 /mnt
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Me corrijam se eu estiver errado, mas eu fiz isso e funcionou
De qualquer forma obrigado por ajudar

Que bom que conseguiu!

Quanto a esses comandos para recuperar o Grub, está quase certo, pois está certo para você e não de um modo geral.
Nesses comandos pode variar o tipo de sistema de arquivos, em qual partição está o sistema e como o dispositivo é reconhecido (sda, sdb, sdc, etc.).

1 curtida