Dual Boot funcionava com M2 + HD mas não funciona M2 + SSD sata

Pessoal, procurei nos tópicos mas não encontrei. Meu Dell Inspiron 5480 i5 com 16GB e placa MX150 funcionava há muito tempo com Pop_os! no M2 e Win10 + /Home no HD de 1TB.
Esta semana comprei um SSD Sata de 1TB para substituir o HD e deixar o Win10 e a leitura dos arquivos na /Home mais rápida.
Começou meu tormento, eu instalo Win10 no SSD e Pop_os no M2. Depois de tudo instalado o Pop_os deixa de enxergar o Sata. Já tentei com Zorin, já inverti e coloquei o Win10 no M2, mas o Sata sempre some.
O Windows não deixa de enxergar o Sata em nenhum momento.
Já instalei com pen drive da maneira tradicional, já instalei com Ventoy com Grub. Nada resolve.
Alguém tem uma suspeita? Eu vou tentar com Fedora por causa do kernel mais recente. Faz sentido?

O que seria “deixar de enxergar”?

1. O grub fica instalado em qual disco?
  2. Chega a carregar o grub após a instalação?
  3. O grub consegue carregar o kernel?
  4. O sistema trava ao iniciar?

Bom dia!
nem gerenciador de discos, nem o Gparted listam esse SSD, como se tivesse sido removido fisicamente. No início da instalação ele está lá e assim que eu formato como /Home ele desaparece. Eu consigo seguir com a instalação, mas ele assume o M2 como /Home.
1- eu não sei responder. Eu sempre instalo em drives diferentes para não lidar com Grub e gerencio pela sequência de boot da Bios. O Grub foi instalado quando usei o pendrive com Ventoy. Ele inicia, eu consigo escolher o SO, mas só o Windows que está no Sata carrega.
Por isso eu descartei problema no Sata, pq o Windows funciona normalmente.
Eu instalei tantas vezes de tantas formas que em uma delas quando decidi parar de separar a Home, eu instalei o Zorin somente no Sata e o Windows no M2. Cheguei a conseguir acessar e usei o Zorin por alguns minutos até ele travar. Quando botei só o Windows carregava.
Para o Sata voltar a aparecer, eu preciso excluir todas as partições, dos dois SSD e reinstalar tudo de novo.
O único teste que eu ainda não fiz foi o single boot somente com o Linux.
No momento ele está single boot com Windows no M2 e o Sata está apenas formatado, mas sem uso.

Eu tentaria um teste de leitura no disco inteiro. Deve ter programas pro Windows, mas eu conheço no Linux o ‘whdd’. Tenta iniciar o sistema no modo live e instala esse pacote. Rode pelo terminal, escolha o disco sata e confira se consegue rodar até o fim do disco. Mas antes de começar o teste, abra uma outra janela do terminal com sudo journaclt -f para ver se aparecem erros quando o ssd é desconectado (deixa de aparecer).

Ja ouvi falar que M.2 pode desativar algumas portas sata, ja tentou outras portas e outros cabos tambem?

Amigo, tenho uma teoria, mas preciso de mais info. Seu Windows é o 10? Se você está com o Windows instalado, faz o seguinte: Abre um cmd como admin e executa os comandos:

> diskpart
> list disks

Posta a saída aqui.

Vou tentar. Obrigado!

Vou deixar essa sugestão na sequência das tentativas por software. Obrigado!

Qual a saída do lsblk -f?

Não é /Home, e sim /home.

Você está configurando como a instalação nas partições?

É tudo gpt?

Como está fstab?

Boa noite. Rodei os comandos e o Sata não foi listado. Até ontem a noite estava, ou seja, cabo ou o próprio SSD com defeito.
Obrigado pela ajuda.

1 curtida

Boa noite. Nem o Windows está mostrando mais o SSD. Deve ser hardware mesmo.
Obrigado pela ajuda.

Vou fazer uma checagem do hardware. Nem o Windows está mostrando mais.

Atualização do caso: retirei o NVME e o Sata sozinho funciona perfeitamente com qualquer SO.
Então o problema pode estar em alguma limitação da placa mãe.

Qual é a placa?
Já tentou colocar o ssd em outra porta?

Rodei um.aplicativo da própria SanDisk. Não encontrou nada.

Aconteceu novamente. Travou e não iniciou mais.

Sai da tela de boot para desligar o notebook e estava decidido a voltar o NVME e o antigo HD e, para minha surpresa, o sistema iniciou normalmente. Parece mal contato.

Já tentou trocar o cabo?
Desative o legacy.

Bom dia , tudo bem ? Isso aconteceu comigo ontem , por que o disco estava dinamico e na conversao pro Basico ele sumiu do gerenciador de disco e constava como offline . Entao eu baixei o NIUBI Partition Manager Editor , cliquei encima do disco que estava com o problema e em Wipe All Data . Eu escolhi a primeira opçao e deixei apagando os dados . Quando terminou , o disco voltou a aparecer no gerenciador de discos . O NIUBI tem uma versao home edition totalmente gratis , sem limitaçao .

1 curtida

Finalizo este post.
No fim eu deixei o Pop_Os no Sata e o Windows no SSD. Quase um mês desta forma sem qualquer problema.
O que pegava era o Pop_OS no SSD pq ele deixava de enxergar o Sata e eu precisava dele para a /home.
Agradeço a todos pela colaboração.