Dual Boot em 2 SSDs não aparece Grub

Boa tarde, possuo um ssd nvme com windows 10 e um ssd sata que tinha o manjaro instalado.
Apaguei as partições do Manjaro para poder instalar o Mint agora, porém não funciona, entra direto no Windows.
Criei uma partição ext4 pro ‘/’ e uma partição ESP e setei o bootloader pra ela, mas não funciona, vai direto no windows sempre.

No manjaro eu criava uma partição fat32 e colocava a flag de boot/efi, porém se tento fazer isso no mint da erro, dizendo que já há um /boot/efi dentro do ssd com o windows.

Como proceder para ter o dual boot do mint e W10 com o grub?

Apaga tudo referente ao Mint e na hora de instalar, usa o particionamento automático, seleciona o disco onde quer instalar e manda seguir o processo.

Deve funcionar.

Nesse outro SSD possuo meus arquivos pessoas, tem algum problema em utilizar esse modo de instalação? Visto que no manjaro funcionava bem.

Explica como tá o particionamento agora, boiei.

O nvme tem 3 partições, uma da instalação do windows propriamente dito, a de recuperação e a de boot do windows.
No outro ssd eu tinha uma ntfs com arquivos, ext4, e uma fat32 com o /boot/efi, conseguia selecionar os sistemas pelo grub.
Apaguei essas partições ext4 e fat32 do 2º SSD pra colocar o Mint, porém não aparece o grub entra direto no Windows. Esse segundo SSD agora está com uma partição ext4 ‘/’, e uma partição EFI com o bootloader direcionado a ela, e partição ntfs dos arquivos.

Como eu falei, apaga as partições do Mint e usa o particionamento automático, ele vai mostrar opções pra instalar sem apagar as partições do Windows e dos seus arquivos.

Mas, se quiser ir no particionamento manual, à contraindicação, cria só uma partição EXT4 e seta o boot no primeiro dispositivo da máquina, que provavelmente é esse que tá com o Windows, ambos os sistemas vão usar a mesma partição EFI.

Eu fiz manual e setei pro outro SSD com o windows e não funcionou, depois tentei setar pra partição EFI desse ssd do windows e também não funcionou, sempre entra direto no windows. Vou tentar essa formatação automatica que falou.

Não precisa setar a partição EFI, ela é automaticamente indentificada, o lance é o boot que você tem que setar no primeiro dispositivo.

Você tem que se certificar que iniciou o pendrive no modo UEFI, também.

Sim, quando inicio seleciono o pendrive pelo UEFI.
Pois e, setei no primeiro dispositvo e nao foi tambem.

O certo é setar no sda.

Já setei também, tanto na raiz do nvme, quanto na raiz do sda, cheguei a baixar outra imagem, mas sempre passa direto. Vou tentar pelo processo automático e dou retorno

Coloquei em modo automático, along side do windows, e mesmo assim não funcionou, direto no windows sem grub

Você desativou o secureboot?

Desativado e em modo uefi.
Pelo live do mint executei o utilitário de recuperação do grub, e enfim consegui dar boot com ele. Porém após algumas instalações de softwares o sistema travou por completo, nada funcionava.
Refiz a instalação do mesmo modo e reparei o grub, até o momento está funcionando e permitindo a escolha dos sistemas.

Bom, funcionando é o que importa, mas tem alguma coisa errada aí.

Então, pra mim não faz muito sentido esses erros também não.