Dual boot em 2 SSDs (Linux + Windows)

Olá. Sou iniciante no Linux (Elementary OS) tem apenas uns meses. Estava usando Windows 10 e optei por mudar para o eOS e estou gostando bastante.

Atualmente, minha configuração está assim: no HD está instalado o w10 (que já estava instalado antes. E o SSD com o eOS que instalei depois. Tá tudo funcionando normalmente.

A minha dúvida agora é a seguinte: Quero instalar o w10 em um outro SSD que tenho aqui em casa, só que não quero zuar minha configuração do grub nem nada. Como faço para instalar o w10 agora no SSD sem zuar minha configuração? A ideia é deixar de usar o HD e deixar o windows no outro SSD. Li em vários sites que instalar o windows depois do Linux não é recomendável.

A princípio pensei em retirar meu SSD com Linux, adicionar o outro SSD limpo, instalar o windows, formatar o HD e depois reconectar o SSD com Linux, mas não sei se é uma boa ideia.

Desde já agradeço.

1 curtida

Instala W10 normal SSD, depois e só mudar a prioridade do boot do sistema, só que vc tem que mudar toda hora que for troca de sistema.

1 curtida

Então, como tá instalado o Linux, eu tenho a opção pelo grub. Toda vez que ligo ele pergunta qual sistema eu quero usar.

1 curtida

Grup e boot são duas coisas diferente, boot e na bios da placa mae

1 curtida

Vc quer instalar o Windows, no mesmo SSD aonde está o Linux? O recomendando é que vc instale o Windows antes, e depois o Linux (pois o Grub do Linux reconhece o Windows).

Como vc mencionou 2 SSD, parece que vc quer instalar o Windows em outro SSD (não aquele do Linux). E não tem problema algum… Vc só terá que acessar a BIOS toda vez q ligar o PC, e escolher qual sistema (ssd) iniciar.

1 curtida

Não tem como dar um jeito de simplesmente deixar como está em relação a escolha do sistema? Pq agora eu só faço ligar e o grub me pergunta qual sistema eu quero usar.

1 curtida

Vc pode clonar o Windows e colocar no SSD. E depois instalar o Linux do lado (para o Grub funcionar).