Dual boot em 2 SSDs (Linux + Windows)

Olá. Sou iniciante no Linux (Elementary OS) tem apenas uns meses. Estava usando Windows 10 e optei por mudar para o eOS e estou gostando bastante.

Atualmente, minha configuração está assim: no HD está instalado o w10 (que já estava instalado antes. E o SSD com o eOS que instalei depois. Tá tudo funcionando normalmente.

A minha dúvida agora é a seguinte: Quero instalar o w10 em um outro SSD que tenho aqui em casa, só que não quero zuar minha configuração do grub nem nada. Como faço para instalar o w10 agora no SSD sem zuar minha configuração? A ideia é deixar de usar o HD e deixar o windows no outro SSD. Li em vários sites que instalar o windows depois do Linux não é recomendável.

A princípio pensei em retirar meu SSD com Linux, adicionar o outro SSD limpo, instalar o windows, formatar o HD e depois reconectar o SSD com Linux, mas não sei se é uma boa ideia.

Desde já agradeço.

1 Curtida

Instala W10 normal SSD, depois e só mudar a prioridade do boot do sistema, só que vc tem que mudar toda hora que for troca de sistema.

1 Curtida

Então, como tá instalado o Linux, eu tenho a opção pelo grub. Toda vez que ligo ele pergunta qual sistema eu quero usar.

1 Curtida

Grup e boot são duas coisas diferente, boot e na bios da placa mae

1 Curtida

Vc quer instalar o Windows, no mesmo SSD aonde está o Linux? O recomendando é que vc instale o Windows antes, e depois o Linux (pois o Grub do Linux reconhece o Windows).

Como vc mencionou 2 SSD, parece que vc quer instalar o Windows em outro SSD (não aquele do Linux). E não tem problema algum… Vc só terá que acessar a BIOS toda vez q ligar o PC, e escolher qual sistema (ssd) iniciar.

1 Curtida

Não tem como dar um jeito de simplesmente deixar como está em relação a escolha do sistema? Pq agora eu só faço ligar e o grub me pergunta qual sistema eu quero usar.

1 Curtida

Vc pode clonar o Windows e colocar no SSD. E depois instalar o Linux do lado (para o Grub funcionar).

Se vc instalar o Windows depois do Linux, o grub não detecta sozinho. E vc tem que fazer isso manualmente… Pelo que vi, dá um certo “trabalhinho” para fazer (uma formatação, acaba sendo mais rápida).

1 Curtida

Recomendo fazer isso mesmo para evitar que o Windows quebre o bootloader do Linux (Grub), ou para você não instalar o Windows no SSD que tem o Linux sem querer (eu já fiz isso uma vez :joy:)

1 Curtida

Instale o Windows normalmente no novo SSD e depois siga este tuto.

2 Curtidas

1º Remova o SSD referente ao Linux para evitar problemas

2º Instale o Windows no SSD normalmente

3º Insira o SSD do Linux

4º Configure a bios para boot no SSD Linux

5º Entre no linux, abra o terminal e verifique se possui o os-prober instalado para detecção de outros sistemas, ntfs-3g e caso use o bitlocker no windows o dislocker

6º No terminal digite como root:

# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

7º Reinicie o PC.

OBS: Caso o grub não identifique a partição Windows, monte a partição do mesmo e repita o 6º passo.

3 Curtidas

Obrigado pela resposta. E desculpe a demora em responder.

1 Curtida

Relaxa, apenas se funcionou p vc marque como resolvido tmj.

1 Curtida