Dual boot com Windows 10 - entra direto no Windows [RESOLVIDO]

Instalei o Mint Cinnamon no notebook do meu filho mas nao consigo fazer o grub iniciar, so vai direto para o windows 10.
Notebook Aspire ES 15
Fiz a instalacao normal, o grub instalado no sda, secure boot desabilitado, e nada. Voltei aqui pelo live, instalei o boot repair, corre tudo certo, mas ao reiniciar entra no windows. Negocio pegajoso esse windows.

Mas algum dica?

1 curtida

Você está usando apenas uma partição EFI para o bootloader dos dois sistemas, né ?
Bom, eu recomendaria que você criasse outra partição EFI e instalasse o GRUB nela.

Você também pode verificar se a partição na qual o GRUB está instalado é prioridade de BOOT no firmware da placa mãe.

Fiz novamente a instalacao. Criei a particao para o boot/efi, mas ela nao aparece para eu escolher ela como prioridade no boot, e continua entrando direto no windows… Segue imagens:

ah, e eu escolhi essa particao /dev/sda5 para o grub

Ok…

É possível colocar a imagem inteira

Ela está cortada

Não é boot/efi, e sim /boot/efi

Lembre-se que o root é /

Uefi ou legacy boot?

Uefi.

Na hora de escolher o tipo de partição coloquei boot e depois escolhi efi system partition. É automático, quer dizer, não fui eu que coloquei ou deixei de colocar /
Sobre o tamanho da imagem, não dar para fazer agora, estou longe do note.
Em resumo, na hora de instalar criei essa partição /boot/efi que fica no /dev/sda5 e escolhi essa partição para instalar o grub. Não entendo porque não está dando certo.

Vc acabou dividindo a partiçao efi, e somente uma pra subir o grub que e a sda1
Vc vai ter que refazer do zero, e colocar o "windows boot manager no topo da ordem de boot

Está certo do modo que ele fez. O linux vai pegar com a montagem /boot/efi.
Eu não recomendo fazer na mesma partição do Windows.

Tenta instalar manualmente se conseguir, pois se não funcionar mostrará o erro

Mas qual o próximo passo a tomar?
Em resumo:
1 - O windows já estava instalado de fábrica.
2 - Desabilitamos o secure boot.
3 - Instalei o Linux Mint 19 criando a partição /boot/efi como mostra na imagem acima.
4 - Selecionamos a partição /dev/sda5 onde fica o /boot/efi para a instalação do grub.
5 - Reiniciamos o notebook mas entra direto no windows 10.
6 - Entrando pelo pendrive com a live do mint, instalei o boot repair, rodei a reparação e ocorre sem erros. Mas nada resolve.

Checando no setup da bios não tem nada relacionado ao linux, somente as opções da imagem acima.

Algo mais a fazer? Talvez desistir :worried:

Negativo, Ele separou duas partições com efi sendo que a BIOS vai jogar na primeira… e todas as entradas de boot vão ficar junto com a do windows não de maneira separada
Sem falar que a ordem para UEFI esta errada… Claro se ele tiver colocado parte das partições em MBR ele não vai ter resultados

OK.

Faça como estava fazendo antes, crie uma outra partição /boot/efi
o tamanho pode ser até 50MB
sobre security boot , veja se realmente desativou
https://www.rodsbooks.com/efi-bootloaders/secureboot.html

o sda5 nào esqueça de selecionar um ponto de montagem /

poontos de montagens
/ para o root
/boot/efi para o boot

Bem pessoal, graças a Deus, e a ajuda de vocês é claro, consegui resolver. O problema é na configuração da Bios dos notebook´s Acer.
Fica a dica para quem estiver passando por isso. É só seguir o que está escrito no post abaixo, usei o google tradutor para ficar melhor. Segue o link original:

2 curtidas

Tradução da dica acima:

Depois de passar por isso, descobri que não era tão difícil, afinal. Para outros usuários dos laptops Acer, gostaria de simplificar todo o procedimento e colocá-lo nas seguintes etapas:

Se você possui um sistema operacional Windows pré-instalado, o que quer que seja 7,8,8.1 ou 10, é necessário primeiro desabilitar a Inicialização segura no BIOS. Você pode fazer o seguinte:
Pressione F2 no teclado depois de pressionar o botão Liga / Desliga.
Vá para a opção “Segurança” e “Definir senha do supervisor”.
(Nota: Anote a senha do supervisor, pois será necessário digitar toda vez que você desejar inserir as configurações do BIOS pressionando F2)

Agora vá para “Opção de inicialização” que fica ao lado de “Segurança”. Lá você encontrará a opção “Inicialização segura” e ela estará no estado “Ativar”. Pressione Enter e use as teclas de seta para escolher a opção “Desativar” e pressione Enter. Pressione F10 para “Salvar e sair”.
Terminamos com a parte de inicialização segura. Agora, faça um pendrive inicializável para qualquer um dos distros Linux e instale usando os procedimentos que você encontrará no “Youtube” e em muitos outros canais e sites. Eu pessoalmente recomendo que você use o Youtube.
Após a instalação, o computador será inicializado automaticamente no sistema operacional Windows e nenhuma opção para distribuição Linux que você instalou atualmente será exibida. Não se preocupe.
Tudo o que você precisa fazer agora é “Desligar” o computador e pressione o botão F2 como antes, depois de pressionar o “Botão liga / desliga”. Uma tela preta solicitando “Enter Password” será exibida em vez de abrir diretamente as configurações do BIOS. Digite a “Senha do supervisor” (é por isso que eu pedi para você anotá-la) e pressione Enter.
Agora vá para a opção “Inicializar” e “Ativar” Inicialização segura.
Em seguida, vá para “Segurança” e selecione “Selecione um arquivo UEFI como confiável para executar:”. Para selecioná-lo, basta pressionar o botão Enter. Agora você verá uma tela com uma opção como “HDDO”. Pressione enter e você encontrará a opção . Pressione Enter e você verá as seguintes opções: <.> <…> (Essa opção aparece no meu caso, mas no seu você pode encontrar o nome da sua versão do Linux).
Simplesmente escolha a opção e pressione Enter. Agora você entrará em outra página com uma opção como: “grubx64.efi”. Pressione Enter para selecionar esta opção.
Uma nova caixa de diálogo solicitando a inserção de um nome válido será exibida. Simplesmente escreva Kali ou Linux ou o que quiser e pressione enter.
Seguindo este procedimento, fizemos uma entrada para o Linux no menu de inicialização. O trabalho ainda não está concluído. Agora vá para a opção “Boot”, onde você provavelmente encontrará uma entrada para Linux no final da lista “Ordem de prioridade de inicialização”. Se você não encontrar, basta “salvar e sair” pressionando F10 e reinicie as configurações do BIOS.
Agora vamos organizar a “Ordem de prioridade de inicialização”, portanto, selecione a opção “Carregador de inicialização do Windows” e mova-a para o final da lista. Em seguida, selecione a opção Linux Loader, que pode ser “Kali Linux … …” ou algo assim e mova-o para o topo da lista. “Saída segura”.
Você pode ter encontrado o seu carregador Linux funcionando, mas não encontrará uma entrada para o Windows nele. Não se preocupe meu amigo. Agora, quando você inicializar no Linux, basta abrir o Terminal (é um ícone de cor preta na lista localizada no lado esquerdo da tela. Se você não conseguir encontrá-lo, basta usar o Youtube.)
Agora digite “update-grub” e pressione enter (digite o comando sem aspas duplas). O terminal adicionará automaticamente a entrada para Windows no Grub.
Finalmente terminamos. Desligue o computador e pressione o botão liga / desliga para que o grub loader apareça na tela com o Linux e o Windows.

3 curtidas

Oloko!!! Mas que firmware pegajoso esse aí!

1 curtida

Ajudou muito o seu “passo a passo”.

Me ajudou!

Tenho um acer Aspire A315-53-P884.

O sistema existente era windows e estava sobrepondo o grub do ubuntu.

Só uma observação para quem seguir o passo a passo: cuidado para não colocar senha no hd também.
Cometi esse erro e demorei para chegar ao objetivo.