Dual boot com SSD diferentes

Oi pessoal!
Já fiz alguns posts com algumas dúvidas (sou marinheiro de primeira viagem no Linux), e estou quase instalando Linux em paralelo aqui.
Eu tenho o Windows 10 num SSD de 240GB (WD Green, modelo básico), e comprei um de 500GB (WD Blue, Sata porém melhor) que quero instalar Linux Mint. Eu sei que dá pra colocar o Linux no SSD novo sem usar GRUB e trocar o sistema que quero usar via BIOS (eu não ligaria, quero migrar quase tudo pro Linux), mas tenho medo de dar ruim na minha instalação Windows (que ainda vou precisar por um tempo).

Tem perigo de dar ruim?
É melhor usar o GRUB mesmo assim?
No Mint costuma ser tranquilo?

Valeu!

Não pois são discos discos distintos, o que a BIOS fará e é entender qual você quer subir primeiro, se é o Windows Boot Manager (no ssd de 240gb) ou o Linux Mint (no ssd de 500gb);

Apenas se quiser fazer a troca do sistema por lá, vulgo sem precisar acessar a BIOS, o que já acho um pouco mais arriscado, mas funciona;

Irrelevante a distro. Se ela usar Grub por padrão, acaba sendo a mesma coisa no final do dia.

Obs: recomendo que use a versão Edge do Mint, pois ele vem com um Kernel mais novo em relação a sua versão tradicional, uma pegada mais “Pop!_OS”

Saquei!

Vc acha mais arriscado fazer a troca usando a BIOS? Eu tenho medo do GRUB “quebrar” ou algo assim, sendo que na BIOS seria menos uma coisa pra dar problema.

Show!
Eu baixei a ISO do Mint Edge mesmo! Acho que um Kernel mais novo ajuda até na compatibilidade pra componentes mais novos!
Valeu!

Me expressei mal, perdão. Eu acho mais jogo, nesse caso, trocar via Bios uma alternativa mais segura.

1 curtida

Ahh sim, entendi! Vou seguir nessa ideia então!
Muito obrigado!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.