Dual boot com criptografia Windows (Bitlocker) + Linux (LVM ou LUKS)

Olá pessoal, bom dia. Dúvida rápida, mas que não encontrei solução na internet (por enquanto…).

Tenho um SSD que vou usar ambos os sistemas, Windows e Linux, e quero que ambos os sistemas sejam criptografados por completo.

Já instalei o Windows, e usei Bitlocker com chave de recuperação offline, o que já é o suficiente pra mim.

Fui tentar instalar o Linux Mint e, o instalador só aceita criptografar em LVM se apagar o disco por completo (ou seja, sem Windows em dual boot).

Eu já sei que existe a opção do instalador do Mint para criptografar a /home, mas eu realmente gostaria de criptografar todo o sistema, assim como fiz no Windows.

Também estou ciente da posibilidade de usar Veracript, porém, tenho visto diversos problemas com gerenciador de inicialização (grub e o do windows) darem pau com o tempo, usando ele. Por isso, gostaria de uma solução nativa de Linux se possível.

Agradeço a atenção de todos.

imagino que isso seja uma das “pré-opções” na instalação, porém se vc usar o modo avançado, vc pode fazer do jeito que quiser

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=298852

Você não é obrigado nem a usar LVM:

https://wiki.archlinux.org/title/Dm-crypt/Encrypting_an_entire_system#LUKS_on_a_partition

Com um pouco mais de criatividade e mão na massa até /boot pode ser criptografado e LVM usado sem apagar outras partições.

Mas… Se eu fosse você, eu iria criptografar apenas alguns diretóricos, como /home, /root, /tmp algumas coisas em /var, e óbviamente, aswap. Ir além, no seu caso, parece ser mais dor de cabeça do que vale a pena ter.

Muito obrigado a todos pelo seu tempo.

Segui o tutorial publicado pelo leoteodoro, e tudo funcionou perfeitamente!