Tenho um laptop com um ssd nvme onde uso primariamente Arch Linux, porém surgiu uma necessiade de usar o Visual Studio para um projeto em WPF, e infelizmente não posso me limitar a uma máquina virtual devido a fins de performance. Minha primordial dúvida é: se eu instalar o Windows em um disco apartado (no slot SATA 3), o GRUB será inteligente o suficiente para identificá-lo ou precisarei configurar algo a mais? Não tenho como partir da abordagem de instalar primeiro o Windows e depois a distro.
Isso se aplica apenas em casos de instalação no mesmo disco em que você não terá a necessidade de recuperar o grub.
No seu caso em que será 2 discos diferentes, a ordem de gerenciador de boot se da na definição na BIOS de ordem de boot dos discos.
Então minha gestão de boot será 100% via BIOS? Pensei ter visto casos onde, mesmo em discos apartados, o GRUB ser inteligente em detectar…
Depois que colocar na ordem de boot o HD do Arch Linux em primeiro, para que o Windows apareça no Grub é preciso acrescentar ou descomentar no final do Grub a linha abaixo e salvar:
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=“false”
Depois é preciso atualizar o Grub pelo terminal:
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Isso, e fica ainda mais simples se colocar em UEFI/GPT, aqui é assim, aí na BIOS aparece assim:
Não que faça diferença, eu instalei primeiro o Arch Linux e depois o Windows, e uso o systemd-boot ao invés do Grub.
Na verdade o Grub detecta, mas se na ordem de boot estiver o hd que esta o Windows primeiro e o do Arch em segundo, será executado o bootloader do Windows.
OBS: Além dos passos que o @rubescontato falou, verifique se esta instalado o os-prober, nas instalação que eu fiz em dual boot precisei instalar por não vir por padrão.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.