Dual boot acer aspire a515 51g

Boa tarde galera.
Preciso de um help urgente! Já fui usuário Linux a um bom tempo atrás e sinto falta de usar e provar algumas distros porem atualmente só tenho um notebook acer aspire a515 51g é não existe nada que faça eu conseguir instalar um Linux nele!
Seja solo ou dual boot que seria o ideal.
Pesquisei e parece que esse modelos vem com algumas restrições de fabrica para isso porem não manjo tanto para fazer isso e toda informações que achei estão em inglês o e não facilita!

Socorro!
Alguém pode me ajudar a fazer um dual bote e me resgatar para o mundo Linux

:sweat:

1 curtida

Você deve fazer duas coisas
a) ativar o modo ahci. Para fazer isso, va no windows e ative a inicialização segura. Depois entre no bios e altere o sata mode para ahci e deixerox o windows instalar o driver no modo de segurança. Ou simplesmente entre na BIOS, e veja se já tem a opção lá
b) antes de iniciar a instalação do Linux, desative a placa de vídeo,
Ao selecionar a imagem para ininicar ou instalar o linux
pressionando a tecla E é digitando o comando nouveau.modeset=0 depois do quiet e pressione f10

isso serve para qualquer distribuição

Obrigado vou tentar :smile:

Qual é o modelo exato? O meu é o A515-51G-55EX e nunca tive problemas ao instalar nenhuma distro :wink:

1 curtida

Esse computador é o 52G-57NL :wink:

Quais são os problemas que o computador apresenta? Não dá boot?

O modelo exato é o A515-51G-58VH

1 curtida

Ele simplesmente não instala nenhuma distro apenas o Ubuntu porem não inicia seja em dualboot ou solo instalado.
:sob:

Em fóruns em inglês que vi falam que ele vem de fabrica com restrição para instalação de linux

1 curtida

Tente desativar o secure boot na BIOS.

Já desativei secure bot entre outros procedimentos como disse sou um ex usuário Linux, formato faço dual boto e já usei várias distros. Porem o problema é apenas a instalação nesse note book

2 curtidas

apresenta algum erro?
pode ser que a bios esteja desatualizada…

tive um problema assim e só foi possível instalar atualizando a bios

Estou com o mesmo problema com o Aspire A515-54G-53GP, aparentemente esses notebook tem a função Intel RST e quando ela está habilitada a distro 20.04 do ubunto nao reconhece , então é preciso mudar para o modo AHCI, eu até consegui instalar o dual boot indo na bios e dando um Ctrl + S para que a função de alterar apareça, porém quando eu tento usar o Windows 10 (que funciona com o RST) ele da tela azul e diz que o sistema precisa ser restaurado.

Então o resultado é que o Windows só funciona no modo RST e o Linux no modo AHCI, então sempre que preciso de um é necessário alterar o modo na bios, porém o outro SO é corrompido.

Gostaria de ter alguma solução

1 curtida

Galera obtive sucesso com o dual-boot depois de executar os passos do seguinte link:

Obs 1: Para que o modo de operação SATA ficasse visível na minha BIOS precisei pressionar Ctrl + S.

Obs 2: Meu notebook não tinha criptografia de Bitlocker então não precisei mexer em nada disso.

2 curtidas

Man, essa dica do Ctrl+S é interessante, a minha dúvida é se o SSD que tem o Windows 10 instalado, que é NVME vai ser reconhecido quando estiver em modo AHCI.

Pra explicar melhor meu problema:
Notebook Acer Nitro 5 AN515-54
SSD M2 NVME com Windows 10 Instalado.
SSD M2 Sata que quero instalar Ubuntu ou Mint ou POP Os.

Ao tentar instalar ele avisa que o notebook está com modo Intel RSD ativo e que eu preciso mudar para AHCI, me parece que o SSD Nvme impede de voltar para modo AHCI (estou certo ?)

Eu também não conseguia fazer o dual boot ao instalar o ubuntu. Ele não aparecia a opção de boot mesmo eu habilitando a opção boot com F12 na bios. Aparentemente ele ficava “invisível” para a bios e só aparecia o Windows. Eu desabilitei o fast boot do Windows, boot repair e tudo mais que você possa imaginar e nada funcionou. Meu notebok não é novo, então pode ser que tenha algumas diferenças na bios. Mas as configurações são as seguintes:
Acer Aspire E5-571G
8G RAM
1TB HDD
Placa mãe: Acer EA50_HB
Bios versão V1.32 (atualizei).
Com Windows 10.

Eu consegui dar o boot entrando na bios e com o secure boot habilitado(caso contrário não é possível editar as configurações do secure boot), eu entrei nas configurações do secure boot e fui em adicionar EFI confiável. Daí apareceu meu HDD, próximo passo foi entrar no HDD e navegar até aparecer a opção do ubuntu (com exatamente as opções de inicialização do grub). Entrei no ubuntu e depois na pasta boot, daí foi só selecionar a efi do grub e adicionar como confiável. Para isso ele pede que você dê uma descrição, coloque o nome que você quiser. Por fim, volte e desabilite o secure boot. Sim parece contrassenso, mas se você deixar o secure boot habilitado, aparece a mensagem que a efi do ubunto não está registrada (ou algo do tipo). E se você apenas desabilitar o secure boot, também não funciona. Então, mesmo parecendo estranho, é necessário adicionar a efi do ubunto como confiável e desabilitar o secure boot após o procedimento. Se você quiser colocar o ubuntu como padrão é só colocar ele como primeiro da lista na order de inicialização.Por fim aperte F10 para salvar as alterações e pronto. Foi o que funcionou para mim.
Além disso, eu não sei porque, mas eu só consegui instalar quando dei seguimento no processo sem baixar as atualizações durante a instalação. Eu atualizei depois que o sistema reiniciou. Está tudo funcionando sem nenhum problema. Tanto ubuntu quanto o Windows
Espero ter ajudado.

Aqui eu resolvi esse problema seguindo tutorial abaixo.

1- Click the Start Button and type cmd
2- Right-click the result and select Run as administrator
3- Type this command and press ENTER: bcdedit /set {current} safeboot minimal (ALT: bcdedit /set safeboot minimal)
4- Restart the computer and enter BIOS Setup
5- Change the SATA Operation mode to AHCI from either IDE or RAID
6- Save changes and exit Setup and Windows will automatically boot to Safe Mode.
7- Right-click the Windows Start Menu once more. Choose Command Prompt (Admin).
8- Type this command and press ENTER: bcdedit /deletevalue {current} safeboot (ALT: bcdedit /deletevalue safeboot)
9- Reboot once more and Windows will automatically start with AHCI drivers enabled.

https://support.thinkcritical.com/kb/articles/switch-windows-10-from-raid-ide-to-ahci

É só vc seguir o tutorial a baixo:

Posted on June 2, 2017 - June 2, 2017 by vrpc

  1. click on start and type manage BitLocker and launch it. (requires administrative user)
  2. click on Turn off BitLocker (wait on the decryption to finish – it is indicated in the system tray)
  3. reboot your computer to make sure BitLocker is disabled.
  4. Right-click the Windows Start Menu and click on Command Prompt (Admin).
  5. Enter: bcdedit /set {current} safeboot minimal
  6. Reboot the computer in to the BIOS (F2,Del,ESC,F12 or other key depending on the computer manufacturer).
  7. Look for SATA operation mode and change it to AHCI and save + reboot computer. (F10 key etc.)
  8. windows should start up in safemode.
  9. Right-click the Windows Start Menu and click on Command Prompt (Admin).
  10. Enter: bcdedit /deletevalue {current} safeboot
  11. reboot computer and windows should start up normally again.
  12. click on start and type manage BitLocker and launch it. (requires administrative user)
  13. click on Turn ON BitLocker you will be required to reboot computer.
  14. after reboot wait on the encryption to finish – it is indicated in the system tray
1 curtida

engraçado toda essa mão com essa versão, o a515-51-55QD não teve esse problema, e olha que veio antes.