Dual boot acer aspire a515 51g

Boa tarde galera.
Preciso de um help urgente! Já fui usuário Linux a um bom tempo atrás e sinto falta de usar e provar algumas distros porem atualmente só tenho um notebook acer aspire a515 51g é não existe nada que faça eu conseguir instalar um Linux nele!
Seja solo ou dual boot que seria o ideal.
Pesquisei e parece que esse modelos vem com algumas restrições de fabrica para isso porem não manjo tanto para fazer isso e toda informações que achei estão em inglês o e não facilita!

Socorro!
Alguém pode me ajudar a fazer um dual bote e me resgatar para o mundo Linux

:sweat:

Você deve fazer duas coisas
a) ativar o modo ahci. Para fazer isso, va no windows e ative a inicialização segura. Depois entre no bios e altere o sata mode para ahci e deixerox o windows instalar o driver no modo de segurança. Ou simplesmente entre na BIOS, e veja se já tem a opção lá
b) antes de iniciar a instalação do Linux, desative a placa de vídeo,
Ao selecionar a imagem para ininicar ou instalar o linux
pressionando a tecla E é digitando o comando nouveau.modeset=0 depois do quiet e pressione f10

isso serve para qualquer distribuição

Obrigado vou tentar :smile:

Qual é o modelo exato? O meu é o A515-51G-55EX e nunca tive problemas ao instalar nenhuma distro :wink:

Esse computador é o 52G-57NL :wink:

Quais são os problemas que o computador apresenta? Não dá boot?

O modelo exato é o A515-51G-58VH

Ele simplesmente não instala nenhuma distro apenas o Ubuntu porem não inicia seja em dualboot ou solo instalado.
:sob:

Em fóruns em inglês que vi falam que ele vem de fabrica com restrição para instalação de linux

Tente desativar o secure boot na BIOS.

Já desativei secure bot entre outros procedimentos como disse sou um ex usuário Linux, formato faço dual boto e já usei várias distros. Porem o problema é apenas a instalação nesse note book

apresenta algum erro?
pode ser que a bios esteja desatualizada…

tive um problema assim e só foi possível instalar atualizando a bios