Drivers para Acer

Ola,

No site da Acer não são disponibilizados drivers para notebooks com Linux.
Tenho um antigo Aspire 4736Z que nunca funcionou direito com o windows home premium, nativo!
Coloquei o Ubuntu 20.40 e agora funciona perfeiramente, mas preciso atualizar os drivers e também a BIOS.

Alguém teria uma dica de onde encontrar esses drivers??

Gato

1 Curtida

No Linux não há necessidade de instalação de drivers, visto que todos os drivers já estão inclusos no kernel Linux.

Instalação de drivers no Linux são casos incomuns, como impressoras, driver NVIDIA e wireless (quando o Wi-Fi não funciona).

Até onde sei, atualizar BIOS é possível apenas com Windows, exceto quando o BIOS possui opção de atualizar diretamente por ele, mas recomendo que continue aguardando por mais comentários à respeito disto.

4 Curtidas

Obrigado pelo retorno.

Que bom que é assim!!! :slightly_smiling_face:

Quanto a bios, vou procurar uma forma de atualiza-la, mas antes, vou aceitar sua sugestão de aguardar um pouco.

1 Curtida

até onde sei, só se a fabricante disponibilizar um .exe, se a empresa disponibilizar uma imagem crua (tipo um .img/.iso), tem ferramentas como o fwupd e flashrom que podem ajudar a atualizar a bios

2 Curtidas

Obrigado pela atenção.

É… não da mesmo para atualizar a bios sem ser pelo Windows. Uma pena porque não coloco mais windows neste PC.

Abraço e obrigado

1 Curtida

Até onde eu sei, os drivers da Acer vem no próprio kernel Linux

Se tá funcionando perfeitamente porque precisa atualizar?

Dica: para esse tipo de manutenção do sistema que os fabricantes exigem Windows por algum motivo, tem o Hiren’s Boot, que é um Windows modificado para iniciar direto do pendrive.

3 Curtidas

Olha.
Este notebook é velho. Veio com Windows 7 HomePremium e NUNCA funcionou direito. Instalei o Ubunto 20.04 e o bicho ficou rapidinho. Fui adiante; instalei o Mint e ficou ótimo; instalei o Mate, perfeito, instalei o Mx e ta tudo ótimo. Ou seja, o Wiundws é que não vale nada!

Ainda não me resolvi com qual distribuição vou ficar. Estou experimentando cada uma delas. Só queria dar uma atualizada na BIOS… mas, não vou instalar o 7 só por causa disso.

Obrigado a todos

Então, o Hiren’s Boot não instala o Windows. Ele fica completamente contido no pendrive, assim você só roda essas ferramentas de manutenção do sistema pontualmente. Se realmente for a última atualização de BIOS que esse computador vai receber, pode até desmanchar e usar o pendrive normalmente depois.

1 Curtida