Drivers Nvidia instalados mas não reconhecendo

Olá a todos,
Sou novo no linux e comecei no Pop_OS. Instalei a versão 22.04 LTS com suporte aos drivers nvidia.
Tentei o seguinte comando:

sudo apt install nvidia-driver-550
A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências... Pronto
A ler a informação de estado... Pronto      
nvidia-driver-550 já é a versão mais recente (550.54.14-1pop0~1709151545~22.04~c91e06a).
nvidia-driver-550 está definido para ser instalado manualmente.
0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a remover e 0 não actualizados.

E achei estranho que está defenido para ser instalado manualmente, como é que eu instalo isso? Já agora o Pop_OS não reconhece a minha RTX 4050.

Adianto, um obrigado a todos os que me puderem ajudar.

1 curtida

Mas de acordo com a saída do comando, a versão mais recente que o Pop OS tem, já está instalada. Você baixou/instalou a versão que já vem com o driver Nvidia?

Olá.

Tem mais alguma coisa - além da parte dessa mensagem em resposta ao seu comando: “nvidia-driver-550 está definido para ser instalado manualmente” - que te faz ter a impressão que o Pop!_OS não está reconhecendo a RTX 4050 do seu notebook?

O que aparece quando você clica no menu do canto superior direito?

img

É algo parecido com a imagem acima? É possível alterar entre:

• Gráficos integrados,
  • Gráficos NVidia, e
  • Gráficos híbridos?

O que aparece quando você abre a lojinha (acho que o nome é “Pop Shop”)?
E clica em “procurar atualizações” (perto do quadrado selecionado vermelho - conforme imagem abaixo)?

img

… Aparecem algumas opções de driver da NVdia, sendo que uma delas não tem o botão de baixar/instalar?

Não, não aparece nada relacionado com a placa de vídeo Nvidia.
E sim instalei a versão mais recente do Pop com os drivers já nele.
Na Pop Shop também não aparece nada relacionado a Nvidia.
No menu superior aparece só “Battery Life, Balanced, Hight Performance”
E quando tento o comando nvidia-smi ele diz que não é possível comunicar com o driver.

Obrigado pela atenção.

1 curtida

Uhn…

Antes de rodar o comando para instalação do driver NVidia, você atualizou o sistema?
Se sim, após atualizar reiniciou o sistema?

Por curiosidade: Por que você quis instalar o driver NVidia, se usou a ISO que já vem com o dito cujo?
=S

Você ainda tem a mídia de instalação que usou para instalar o Pop!_OS?
Verificou esse menu no canto superior direito, as opções de placa de vídeo, se elas estavam aparecendo?
Tem como ver agora?

Tem ou tinha Windows instalado nesse notebook?
Se sim, ele recomhecia/reconhece normal?

Olá, o PoP está atualizado. Eu quis instalar o driver porque o Pop não o reconhecia portanto foi atrás de buscar o driver.
E já consegui resolver, vi num vídeo mas não sei se o posso por aqui.
Procedimento: dentro da pasta /etc, procurei um arquivo chamado modules, e lá colocquei os seguintes comandos:

nvidia
nvidia-drm
Nvidia-modeset

Depois tive de reiniciar o pc, como tenho o dual boot tive de entrar no windows primeiro e só depois é que o PoP passou a funcionar direitinho com a plca de vídeo Nvidia.
Obrigado or toda a ajuda :slightly_smiling_face:

1 curtida

Por favor, poste. E depois marque a sua resposta com o vídeo com a explicação detalhada como solução.
Pra ajudar quem tiver esse mesmo problema no futuro.

É um vídeo do YouTube?
Se por qualquer motivo não conseguir postar o vídeo, escreva:

• o nome do título do vídeo
  • o nome do canal
  • a data em que o vídeo foi publicado

Isso vai deixar mais fácil achar o material.

Às vezes canais diferentes publicam vídeos com o mesmo nome, ou nomes parecidos. Ou o mesmo canal publica vídeos diferentes com o mesmo nome.
Com essas três informações fica menos fácil de uma confusão acontecer.

Porque você acha que não poderia postar o vídeo com a solução do seu problema?

Eu entendo que a razão de existir dessa comunidade aqui é - dentre outras coisas - ajudar pessoas com dificuldades em alguma aplicação de tecnologia: desktops, notebooks, smartphones, redes/telecom…

(*dentre outras coisas = divulgar notícias relacionadas a tecnologia ou ao mercado de trabalho. Anunciar vaga de empregos. Se promover para o mercado de trabalho. Solicitar ajuda em projetos dentro da área de tecnologia.)
(E lembrando que esse é o MEU entendimento sobre essa comunidade… Talvez essa comunidade sirva pra outra coisa :crazy_face:)

Deixo o link da solução:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.