Drivers Intel - Ubuntu

Bom dia! Sou usuário iniciante de Linux e estou com problemas utilizando meu Celeron N2830.

Em todas as flavors Ubuntu que testei (atualmente estou usando Xubuntu), os jogos em streaming e o próprio YouTube apresentam muitos lags. No caso dos jogos, da muito atraso na imagem, mesmo com a aceleração de hardware habilitada.

Ocorre que ao testar o Chrome OS Flex, ainda via pendrive, os jogos e streaming de video funcionam perfeitamente, sem nenhum travamento.

O que há de errado, então, na utilização da minha distro ? Seria falta de algum driver ? Obrigado!

Olá! Beleza?

Para ajudarmos melhor informe as especificações completa do seu PC.
Explique como estava realizando esse streaming, qual programa está utilizando.
Ao instalar o Xubuntu realizou algum processo de update?
Qual navegador esta utilizando? Testou mais de um navegador para verificar se o comportamento é o mesmo?

Em relação a drivers, o suporte ja vem diretamente no kernel linux tanto para CPU(microkernel) quanto iGPU intel se for o caso que esta previsto na pilha gráfica junto ao mesa drivers e etc.

Em relação a vídeo ai é preciso saber qual GPU exata para ver se o suporte de hardware realmente ativa aceleração de hardware. São vários os níveis de aceleração por hardware e youtube por exemplo utilizando codec cada vez mais atual placas de vídeo antigas não possuem suporte no hardware tendo que jogar para a CPU… daí desequilibra todo o esquema.

O ChromeOS normalmente traz um conjunto maior de codecs atualizadas e componentes proprietários e as vezes se sai melhor. Mas nada que pesquisando você não consiga alinhar e fazer similar em um Xubuntu, por exemplo.
Busque aqui no fórum sobre como examinar e passar as especificações completa do seu PC e retorne aqui com as informações e poderemos ajudar melhor.
#sucessoai

1 curtida