Gostaria de pedir ajuda a vocês. Minha placa de rede Wifi é uma TP-Link Archer T4E AC1200. Eu era usuário de Linux em dual boot antes com uma placa mais velhinha porém agora com esta nova eu só consigo de 2 a 5MB de velocidade sendo que minha conexão é de 150 MB. No Windows está fluindo beleza.
Já testei em distribuições como Ubuntu e Pop OS mas continuo com este problema.
Com base no modelo da placa, eu identifiquei que ela é baseada num Realtek RTL8812AE e, a partir daí, encontrei mais reclamações.
Uma das reclamações apontou para um repositório, mas ele já é meio antigo e o dono do repositório não recomenda o uso do driver em kernels (núcleos) mais novos, informando que ele pode causar travamentos (panics). Você pode acessar o repositório, o código-fonte e a reclamação que levou até ele, se achar interessante.
Encontrei um bug empoeirado no Launchpad do Ubuntu. Sem solução.
Há possibilidade de troca da placa de rede? Ela não parece ser bem suportada e, considerando que algumas das reclamações são de mais de 5 anos, acho que a situação não vai mudar tão cedo. Se possível, comente sobre as versões do kernel que você já testou. Você pode consultar a versão atual do kernel abrindo um terminal e rodando o comando uname -r.