Driver para GPU do notebook não funciona no Mint

Caros amigos!
Tenho um notebook LG A530 U, Intel I5 com graphics 3000 e GTX 555M 1GB, 8Gb de RAM.

Quando comprei a anos atras originalmente veio com Windows 7 e funcionava perfeitamente depois passei a usar windows 8.1 e depois 10, e agora Linux Mint

Desde que sai do Windows 7 tenho problemas com driver de vídeo para gtx555m, mesmo depois de instalar a GPU não funciona ficava com erro de driver no gerenciador de dispositivo como se o mesmo não estivesse instalado.
Uma versão antiga do driver funcionava no Windows 10 porem fiquei tempo sem usar o notebook que até esqueci qual driver funcionava, e recentemente quando voltei a usar instalei logo Mint nele, e continuo com problema de driver, quando tento instalar o driver sugerido pelo gerenciador do mint trava tudo e não inicia mais o notebook.

Depois desta historia toda um breve resumo.
Driver para GTX555M só funciona no windows 7, cheguei a fazer ele funcionar no windows 8.1 e 10 com um driver que hoje já nem lembro a versão
Problema de driver persiste no Mint

OBS é 64Bits

Como já uso Linux á um bom tempo quero continuar usando, neste notebook alguma sugestão?

Essa GPU é legacy, o driver mais recente com suporte a ela é o 390.87. Drivers de séries mais recentes não irão funcionar.

1 curtida

tenta essa solução

1 curtida

se não funcionar tenta esse método baixe o driver mais antigo que tiver pra tua placa de vide-o que suporte ela direto da nvidia o .run e instale utilizando esse método.

e se não funcionar vc vai ter que ir pra outra distro baseado no debian mais isso so em ultimo caso.

1 curtida

Já testei mais antiga, já testei mais nova, já testei intermediaria, tinha uma versão especifica que funcionava mas como fiquei muito tempo sem usar não lembro, qual era… Lembro que antes de encontrar tal versão tive muito trabalho até achar a certa, mas isso era no windows 10… Já no 7 consigo instalar qualquer driver a até a 391.35, E e pelo visto no linux vai ser ainda mais trabalhoso até porque quando tento instalar e não da certo o sistema trava de um jeito que não consigo fazer nada a não ser instalar novamente, já testei no deepin também.

Da para usar com a graphics 3000 mas queria um pouco mais de performance já que estou usando este notebook com central multimídia.

e o debian ele tem uns driver legacy que talvez funcione na sua placa de video.

1 curtida

Talvez esse video do meu canal lhe ajude man !!! "Como instalar Linux em notebooks com placas híbridas - Tutorial #9"

E também tem este artigo no blog do Diolinux, de como instalar o Driver para Nvidia (usando o PPA). E pelo q entendi, a sua GPU suporte ate o driver 391 no Windows, se for, no Linux vai ser ate o 390.87 ou o 390.116 (segundo o site da Nvidia).

Recomendo entao, primeiro fazer o procedimento do video e depois instalar o PPA. Espero q ajude :wink:

2 curtidas

Opa! Testei a dica do vídeo ainda hoje pela manhã, mas depois de instalar o driver tem que reiniciar mas quando reinicia trava na logo do Mint e não sai, coisa estranha é que ao apertar CRTL Del ele tenta reiniciar novamente.

Vou dar uma olhada no artigo, grato pelas dicas.

Desde que passei a usar windows 8.1 e o 10 me da dor de cabeça, agora depois de muito tempo sem usar resolvi instalar linux e transformar em central multimídia mas até no linux deu problema…
Testei no Mint e Deepin, sera que se testar no ubuntu faz alguma diferença?

To achando que devo instalar o windows 7 nele que funciona bem vender e comprar um MiBox rsrsrs

Pode tentar o Ubuntu tb e seguindo a dica do vídeo ou o Pop!_OS tb (tem uma versão específica dele pra NVIDIA :v:) e o Deepin é uma roleta russa em híbridas. E não instala Win7 não, ano q vem ele perde o suporte total (A não ser q vc pague rsrs), aí vira uma porteira pra mais dor de cabeça kkkk. QQ coisa usa o fórum pra mandar os feedbacks :v:.

1 curtida