Fala pessoal sou novo em Linux tenho um notebook Daten DT02 M5, com um I7 2670QM, 16GB de RAM 2x 8GB 1600DDR3 , SSD 960GB e um NVidia Geforce GT 640M 1GB VRAM.
Fiquei Frustrado pq fui instalar o Linux Mint que é a Distro favorita, instalação rolou de boa atualizei o sistema mas na hora de instalar o driver que pra ele é a versão 470, ele sempre instala com erro fica preso na resolição 640x480 e não da para alterar já procurei e não encontro nada relacionado a essa GT 640M. no Windows roda de boa, e a uma informação que achei relevante é que parece que a Daten travou o clock da GPU em 135MHz no projeto desse modelo mas fazendo outras pesquisas que a limitação do clock da GPU esta relacionado a fonte que tenho que comprar uma de pelo menos 120W real pq a que tenho aqui é de 135W mas não é de boa qualidade, não testei outra Distro pq queria muito usar no Mint quem puder me ajudar eu agradeço muito.
Em vez de instalar o proprietário, tenta o nouveau.
Qual versão do Mint vc está tentando instalar?
Linux Mint 22.3
Cara, estou usando o 21. Tenho um GeForce GT 610. Está perfeito. Vc já tentou o 21 com cinnamon? Eh um versão bem amadurecida do mint
E tudo questão do driver.
Driver 390 proprietário: Vc vai conseguir jogar, mas vai dar uns bugs e comportamentos ruins no sistema.
Driver Nouveau: Jogar vai ser difícil mas o sistema vai funcionar suave.
Funciona porque o kernel é 5.15 LTS. Se você colocar o Kernel 6 (6.8 em diante) você vai ter problemas.
Por isso perguntei a versão do Mint para ele. Não basta alinhar o driver. Para os drivers mais antigos, o kernel mais apropriado é o 5. Lógico que haverão limitações com relação aos softwares. Mas em geral, prefiro o OS mais estável e aplicativos que são menos compatíveis. OS instável não dá.


