Driver NVidia GT 640M não funciona no Linux Mint?

Fala pessoal sou novo em Linux tenho um notebook Daten DT02 M5, com um I7 2670QM, 16GB de RAM 2x 8GB 1600DDR3 , SSD 960GB e um NVidia Geforce GT 640M 1GB VRAM.
Fiquei Frustrado pq fui instalar o Linux Mint que é a Distro favorita, instalação rolou de boa atualizei o sistema mas na hora de instalar o driver que pra ele é a versão 470, ele sempre instala com erro fica preso na resolição 640x480 e não da para alterar já procurei e não encontro nada relacionado a essa GT 640M. no Windows roda de boa, e a uma informação que achei relevante é que parece que a Daten travou o clock da GPU em 135MHz no projeto desse modelo mas fazendo outras pesquisas que a limitação do clock da GPU esta relacionado a fonte que tenho que comprar uma de pelo menos 120W real pq a que tenho aqui é de 135W mas não é de boa qualidade, não testei outra Distro pq queria muito usar no Mint quem puder me ajudar eu agradeço muito.

Em vez de instalar o proprietário, tenta o nouveau.

Qual versão do Mint vc está tentando instalar?

Linux Mint 22.3

Cara, estou usando o 21. Tenho um GeForce GT 610. Está perfeito. Vc já tentou o 21 com cinnamon? Eh um versão bem amadurecida do mint

E tudo questão do driver.
Driver 390 proprietário: Vc vai conseguir jogar, mas vai dar uns bugs e comportamentos ruins no sistema.
Driver Nouveau: Jogar vai ser difícil mas o sistema vai funcionar suave.

Funciona porque o kernel é 5.15 LTS. Se você colocar o Kernel 6 (6.8 em diante) você vai ter problemas.

1 curtida

Por isso perguntei a versão do Mint para ele. Não basta alinhar o driver. Para os drivers mais antigos, o kernel mais apropriado é o 5. Lógico que haverão limitações com relação aos softwares. Mas em geral, prefiro o OS mais estável e aplicativos que são menos compatíveis. OS instável não dá.