Estou com uma dúvida, recentemente comprei um notebook que possui um Ryzen 5 e uma NVIDIA GTX 1050, instalei o mint nele e os drivers da NVIDIA usando o repositório que tem no tutorial no Diolinux, quando eu abro o NVIDIA X Server não tem configuração nenhuma, fica um quadrado pequeno no meio da tela, queria saber se fiz algo errado, testei um jogo também o Euro Truck Simulator e o desempenho foi bem inferior ao do Windows mesmo com os gráficos no médio, no Windows consigo rodar no máximo
Tenta desabilitar o Secure Boot, ja vi ele tirar desempenho em alguns casos. Se quiser tbm, tenta o ZorinOS LITE 15.2, no meu notebook q tem uma GTX 960M, ate agora foi o sistema q se saiu melhor. Tbm tenta usar o driver mais recente e tbm preparar o sistema para jogos, neste artigo.
Essa merda nem deveria existir. UEFI tem um comite que o representa e adivinhem quem é membro dele?
Se eu fosse você e tivesse prática, copiava todo firmware, depois localizava a entrada pro sec boot. Se for um pino, torra! Se a EEPROM quiser todos no lugar, daí paciência — só desligue mesmo.
Eu desabilitei já, até vi no seu canal sobre o Regata, instalei mas agora quando eu instalo o driver na NVidia a tela fica toda preta e não inicia o ambiente gráfico
O motivo do NVIDIA X Server ficar branco é que o driver nvidia da sua GPU não esta instalado (Agora é suspeita. Você deve ter instalado um driver de video da Nvidia que não é para a sua GPU o driver da Nvidia tem varias versão e nem todas as GPU esta inclusa em 1 só driver então existe vários drivers a sua GPU não esta no suporte desse driver acredito que é por isso do NVIDIA X Server estar instalado e o driver não.)
Instale o driver correto para a sua GPU.
Se você acessar o site de driver da Nvidia e filtrar os driver buscando a sua GPU vai encontrar a lista de driver para a sua GPU.
Como você n diz a sua GPU você tera que fazer isso sozinho.
Vou ter que formatar pq deu tela preta e eu não sei resolver hahaha, quando eu instalar novamente então nas opções de instalação eu não instalo os drivers né, e no gerenciador de drivers eu marco que vou instalar manualmente, é isso?
A você não foi para o terminal isso significa que você repetio o passo que não deu certo.
Tende você insiste no erro.
Devia ter entrado no terminal e feito o passo que eu passei ou feito outro paço que daria certo .
Eu aditei la em cima vê la você foi respondendo ante de mim terminar.
Eu instalei o Kubuntu, iniciei, atualizei, reiniciei, fui pro terminal e rodei o script o driver mostrou que instalou normal, mas quando eu abro o x server ele continua vazio, entende?
A ta então deu tudo “certo” entre aspas porque o instalador foi mais não funciono e você deu o $ lspci e confirmo a GTX 1050 ou esse comando é dispensável porque você que compro e sabe que é a GTX 1050 então eu acredito que você não verifico a dependência que é Xorg e você esta rodando no Wayland.
O Nvidia driver so roda no Xorg.
A Nvidia podea fazer driver para o Wayland né seria da hora.
Olha so não é que você tenha viajado que nem uma Girafa que o corpo esta em um lugar e a cabeça esta longe é que você não sabe o que é estar no Xorg.
O Xorg pode ate estar instalado mais mesmo assim você pode estar usando o Wayland ao invés do Xorg.
Verifique se você esta usando o Xorg na seleção de session.
Agora se você esta usando o Xorg na session e fez tudo certo eu não sei o que pode ser.
Eu não sei se o Wayland usa X11 nem se o X11 é exclusivo do Xorg e nem se o X11 é do Xorg.
O que eu sei é que eu estou usando o Xorg e quando eu uso o comando echo $XDG_SESSION_TYPE me reporta X11.