Driver NVIDIA ainda não compatível com Kernel Linux 5.9+

O novo drive beta 460 já funciona no Kernel 5.9, mais pelo que li a última versão do 455 também recebeu suporte.

1 curtida

É uma pena que as coisas sejam assim com a nvidia, e é por essas e outras que estou partindo para a AMD, em busca de uma solução de driver open source para minha utilização. Só o fato de ele já vir no kernel e eu não precisar me preocupar em instalar depois, já me agrada muito. Isso facilita muita coisa, sinceramente.

Para quem usa placas gráficas da nvidia, a solução no momento é utilizar as point-releases, caso não queira ter problema. Recomendo o Pop!_OS 20.04 ou 20.10 justamente por serem point-releases, baseadas no Ubuntu, e terem um suporte a placas híbridas decente (pelo menos quando utilizei no meu notebook que tinha uma 1050ti funcionava perfeitamente). Agora se você usa Arch como eu, terá de esperar até que seja solucionado por parte da nvidia essa questão com o CUDA.

Edit: eu sei que essa solução de trocar a gpu pode não estar disponível a todos. Em um pc super antigo, de uns 12 anos ou mais, eu tenho de utilizar o nouveau em toda distro que não for Arch, mas consegui instalar o driver proprietário pelo AUR para a 8400 GS. Então tem esperança, ainda que eu duvido que alguém va usar CUDA nessa placa, se é que ela sequer tem suporte a isso.

1 curtida

Se fosse um problema apenas com funções específicas do driver eu não ligaria. O problema é que o driver inteiro não funciona.

Para as placas que suportam drivers mais modernos, houve problema apenas pontual e logo foi corrigido. Para as placas que suportam apenas drivers mais antigos, o problema é muito mais grave. E, como a Nvidia não colabora com os desenvolvedores do driver open source, a situação complica ainda mais, porque não há opção.

A Nvidia já se posicionou e não irá solucionar a questão. Espero que a Canonical realmente consiga resolver isso para o Ubuntu. Por enquanto, no kernel 5.8, funciona perfeitamente.

Essa placa teve o suporte cortado muito cedo. Lamentável. Nvidia nunca mais!

Eita… é mais sério do que eu pensava. Eu falo baseado na minha placa, mas em outras mais antigas deve ser um problema muito grande (sequer funciona). Espero que eles consigam solucionar, do contrário, go amd.

1 curtida

Desde que o kernel 5.9 chegou ao openSUSE Tumbleweed, o driver proprietário nvidia continuou sendo a versão 450.

Para minha alegria, a versão 460 chegou no Tumbleweed, demorou… Mas chegou rsrs

Com o Kernel 5.9 e Nvidia 460 agora o NVENC também voltou a funcionar com OBS Studio.

Estou gostando da experiência Rolling Release com openSUSE, mas tenho em mente estacionar na futura versão estável Leap 15.3, que será lançado na metade de 2021.

2 curtidas

Exato. Deixarei aqui um quote de um dos desenvolvedores do Manjaro para esclarecer a questão:

“It becomes harder and harder to support the older and legacy Nvidia drivers for upcoming kernel series. Starting with 5.9 kernel series, only 450 and 455 are supported by this kernel. Older drivers simply don’t compile anymore. Out of the two, only 455 supports CUDA. If we look at Arch, they already dropped the legacy drivers completely. We would go back to a rolling driver update, and only offer the latest Nvidia driver. This might bring back the known issues, that some graphic cards won’t be supported anymore or a new driver might bring in regressions.” - Philip Müller.

Não há como compilar drivers abaixo do 450. Ou seja, os drivers de placas relativamente modernas como a do meu notebook que tiveram o suporte cortado muito cedo simplesmente não funcionam. Não é apenas problema do CUDA ou do NVENC.

1 curtida

O Tio Guda, do Manjariando, estava vendo isso:
https://manjariando.com.br/2020/12/24/driver-nvidia-390-kernel-510/

2 curtidas

No computador antigo que eu falei, o driver que está sendo usado é um driver da nvidia tipo legacy que encontrei no AUR. A placa é uma 8400 GS, e tá funcionando com nvidia-settings e tudo. Só não tem o Force Composition/Full Composition Pipeline XD

1 curtida

Muito legal! Obrigado por compartilhar.

O Manjaro é uma distro que me agrada MUITO. Dependendo do desenrolar disso, posso acabar tentando novamente, inclusive buscando contribuir com o pessoal do Manjariando. É isso que é bacana na comunidade open source: quando uma empresa como a Nvidia cospe na cara dos usuários, acabam encontrando alguma outra saída.

Consegui instalar o driver 418 aqui no Ubuntu, com o kernel 5.8. Esse é o driver mais atual que suporta a GT 740M. A Canonical também vai preparar um patch para os próximos kernels buscando evitar esse problema.

2 curtidas

Eita só a comunidade Linux para fazer essas coisas mesmo.