Driver intel graphics

Pretendo migrar para o deepin, mas percebi alguns problemas de tela/vídeo que também ocorre no windows se o driver intel graphics não estiver instalado. Algumas pessoas podem não perceber porque é algo que ocorre de forma rápida a exibição de algumas listras na horizontal, principalmente quando estou assistindo algum vídeo. Não sei se esse caso é relacionado ao “screen tearing” e também tentei fazer alguns procedimentos baseado nesse assunto. Outra tentativa foi selecionar todas opções do gerenciador de driver gráfico próprio do deepin e reiniciar a máquina pra ver o resultado, enfim não funcionou.
(OBS: Não ocorre só no deepin, tentei também outras distribuições, inclusive mesmo depois de instalar o driver da nvidia. Lembrando que o problema inicia no momento em que está na tela de instalação).

Se alguém puder ajudar agradeço. Segue os detalhes da máquina:

• Processador Intel® Core™ i5-8265U

• Memória 8 GB (1x8GB) DDR4

• Placa Gráfica NVIDIA GeForce MX130 com 2 GB GDDR5 VRAM

1 Curtida

Intel não precisa instalar drivers, já vem no kernel, o que você pode fazer caso tenha tearing, pode ativar o SNA, no blog do Diolinux tem tutorial.

Entendo, mas ocorre o mesmo problema no Windows na ausência do driver Intel mais atualizado, por isso achei que poderia está relacionado. De qualquer obrigado pela ajuda

Já fiz o procedimento para ativar o SNA e não funcionou

Criou o arquivo do Xorg e reiniciou a máquina?

se usar wayland não terá tearing (driver proprietário da nvidia não funciona no wayland)

Tem alguns problemas com essa solução:

1. O DDE não tem suporte a Wayland ou seja, não tem o que ele possa fazer a não se usar GNOME

2. Não é certeza que usando Wayland o problema dele vai ser resolvido tem vários relatos na Internet de pessoas usando GNOME Wayland onde o problema piorou

aqui tem uma boa explicação

https://wiki.archlinux.org/index.php/Intel_graphics

para Tearing

Option “TearFree” “true”

Isso aí tá no bolo do SNA que eu indiquei lá em cima.