Driver de video Nouveau substituindo Nvidia

kubuntu

Olá pessoal,

Estou tentando instalar o drive de video nativo da Nvidia mas o kubuntu teima em substituir ela pela porcaria da Nouveau.

Vejam que eu tento trocar o drive Nouveau pelo recomendado da propria nvidia, ele faz um carregamente bastante demorado, parece realmente que vai dar certo:

Porém, assim que termina… a porcaria do driver simplesmente ignora a mudança e retirna pro Nouveau:

PS: já reiniciei o notebook após o processo, ele continua no mesmo drive.

PS2: Jogos leves como Dota2 estão rodando a 12FPS com esse driver, coisa que no MINT cinnamon rodava antre 40 e 50 FPS

Alguma solução ?

0 Likes

Já aconteceu algo parecido comigo e lembro de ter purgado o nouveau e depois instalado alguns pacotes que estavam faltando, se não me engano os passos que tinha seguido eram esses:

Procurar e instalar os pacotes faltando no synaptic:
dkms build-essential linux-headers-$(uname -r) linux-source

Remover os benditos pacotes problemáticos:
nouveau e xserver-xorg-nvidia

Após isso é só tentar instalar o driver proprietário e reiniciar a máquina

0 Likes

Bom, pelo que parece o driver ele foi instalado corretamente como mostra no próprio programa da Nvidia:

Posso comprovar isso pois no Dota o fps subiu de 15 pra 50, e tbm fazendo um filtro pelo comando:

$ lsmod | grep -i nvidia

Tenho o retorno de vários módulos da nvidia, e fazendo o mesmo pra buscar por nouveau não aparecem nada… Antes de instalar o driver da nvidia o mesmo comando retornava várias coisas so nouveau e nada da nvidia.

Ou seja, apesar das configurações no ubunto apontar que o driver em uso é o nouveau, na verdade é o proprietário da nvidia mesmo que está em uso.

1 Like

Acho que isso acontece por que as bibliotecas do nouveau ainda estar no sistema mas já que o driver proprietário estar funcionando melhor deixar assim mesmo

0 Likes