AMD R7 M265 precisa instalar Driver?

Boa tarde pessoal.

Estou com um problema pra instalar o driver da placa de video do meu Notebook (Inspiron 5547).
Não consigo encontrar o driver dele em lugar algum, alguém tem alguma outra solução ?

Qual sistema você usa?

O Kernel já trás o driver open source (amdgpu) para as Placas da AMD - só precisa ativá-la quando for usar. Dependendo a distribuição, é possível instalar o driver proprietário sem problemas.

1 curtida

No momento estou utilizando o Linux Mint 19, onde consigo ativa-lo ou verificar se está instalado corretamente ?

Os driver AMD são opensource, os proprietários são baseados nele tbm…e já vem no kernel Linux
Manda a saida do comando:

glxinfo | grep OpenGL

Amigo, a saída ficou assim:

root@rodrigo:/home/rodrigo# glxinfo | grep OpenGL
OpenGL vendor string: Intel Open Source Technology Center
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel® Haswell Mobile
OpenGL core profile version string: 4.5 (Core Profile) Mesa 18.2.2
OpenGL core profile shading language version string: 4.50
OpenGL core profile context flags: (none)
OpenGL core profile profile mask: core profile
OpenGL core profile extensions:
OpenGL version string: 3.0 Mesa 18.2.2
OpenGL shading language version string: 1.30
OpenGL context flags: (none)
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 3.1 Mesa 18.2.2
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 3.10
OpenGL ES profile extensions:

É só usar .não precisa instalar nada, se quiser rodar games com vulkan, talvez precise instalar alguns pacotes do vulkan Como preparar o seu Ubuntu e Linux Mint para jogar🎮.

2 curtidas

Tenta instalar esse driver e vê se rola.

Este ppa Padoka do link acima é bom instalar de qualquer forma, mas tu ta tendo algum problema de desempenho? Ou apenas queria instalar os drivers? Porquê como os colegas falaram, não é realmente necessário instalar nada ao usar placas AMD. Mesmo assim, repetindo, instala esse ppa do padoka do link acima.

Caso esteja tendo problemas de o Vulkan não funcionar, tenta usar a solução deste tópico:

Pra ver o driver usado, comando:
inxi -G

Ou

lshw -class display

Vou instalar sim, na realidade meu CS está com fps em 40, eu costumava jogar com 120 ~150

Opa tenho praticamente o mesmo note (Insp 5548) com driver AMD M265. Já baixei o driver AMD, instalado com sucesso mas não roda corretamente. To usando o driver generic mesmo.

2 curtidas

Baixou o Driver do site da AMD? Se tiver sido, realmente esse driver não é a melhor opção. A melhor opção pra placas AMD é o Mesa Driver do ppa Padoka.

1 curtida

Boa @Jedi_Fonseca vou tentar também esse procedimento!
valeu!

2 curtidas

Esse tutorial me ajudou muito!

Para usar a GPU, vc só precisa digitar no terminal o comando e o nome do programa:
DRI_PRIME=1 programa

1 curtida