Driver de Placa de Video AMD no Ubuntu

Pessoal sou novo no Linux, estou fazendo faculdade de Sistemas de Informação e meus professores recomendaram usar Linux dei uma pesquisada achei o Ubuntu 20.04 LTS gostei dele e estou usando.

Porem meu computador tem placa de vídeo AMD bem antiga(HD 7750 1 GB GDDR5) e gosto de jogar nos finais de semana, baixei a Steam e o CS GO rodou bem porem o GTA V não rodou pois precisa usar o proton e não rodava, no Windows 7 funcionava certinho.

Procurei Drivers no site da AMD achando que seria isso porem não tem para essa versão do Ubuntu a questao e o Ubuntu nao tem driver para esta placa de video

Poderia me ajudar com algumas resposta do que eu posso fazer, agradecido desde já!

2 Curtidas

O Proton provavelmente não rodou aí por falta da API Vulkan, necessária para emular o DirectX 11, que é experimental em placas dessa época (Graphics Core Next, primeira geração) e por isso vem desativada por padrão.

O procedimento para ativar o suporte a Vulkan (e consequentemente, conseguir rodar o Proton) está aqui embaixo:

Sobre a falta de driver no site, a questão é que, no Linux, AMD e Intel não liberam mais drivers no site (com algumas exceções nas placas mais novas). Em vez disso, colaboram para tornar drivers parte do núcleo Linux. Tanto que você conseguiu rodar CSGO, que usa OpenGL, a mais de 10 FPS (eu espero).

2 Curtidas

Consegui aqui muito obrigado!

1 Curtida

Olá @RonaldSilva seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

Ficamos feliz que o problema foi resolvido! Se puder marcar a “caixa de solução” do Capezotte isso será útil para os próximos usuários que tiverem o mesmo problema. :smile:

:pray:t2: