Driver de mesa digital HUION no linux

Olá, estou precisando de uma ajudinha. Sempre fiz uso do Windows como bom e velho iniciante nos sistemas do pinguim, mas precisei trocar para o linux. Minha dificuldade está sendo em relação à instalação do driver para uma mesa digital HUION 420, que não oferece suporte direto para LINUX no meu caso a distro ZORIN OS 16 core, contudo há projetos no github, mas achei muito complicado de entender. Se puderem me dar essa força seria de muita ajuda.

1 curtida

Olá @Gunnar_Vingren tudo bem contigo?

Para que a comunidade possa te ajudar com repostas mais objetivas, procure fornecer um pouco mais de informações. Dicas como qual Linux você está utilizando, qual é o modelo da mesa ajudam bastante.

Estes link de GitHub que você encontrou, lista aí para podermos dar uma olhada.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá, Eddi. Muito obrigado pelas informações, eu uso o ZORIN OS 16 versão core, o modelo da minha mesa digital é a HUION H420 e o link do projeto que encontrei no git é este aqui: GitHub - DIGImend/digimend-kernel-drivers: DIGImend graphics tablet drivers for the Linux kernel

1 curtida

O que exatamente “não funciona” a mesa sequer é detectada pelo Zorin ou algum recurso específico está faltando? Note que nos sistemas operacionais baseados em Linux, muitas vezes não é preciso “instalar” um driver para algo funcionar, porque muitos deles vem embutidos no kernel.

Segundo este site, o driver necessário para a Huion H420 está embutido no kernel desde a série 3.17.x. Se não estiver funcionando “nada” pode ser necessário instalar um pacote extra chamado “digimend-dkms”

sudo apt install digimend-dkms

:vulcan_salute:

1 curtida