Olá, recentemente comprei um notebook novo (HP 15S-FQ5026NP) que, entre todos seus componentes tem uma placa de rede Realtek RTL8822CE. Essa mesma placa me pareceu ter algum tipo de compatibilidade com o linux, pois, testei inumeras distros e todas elas apresentam o mesmo problema: Funciona tudo bem nos primeiros minutos, mas logo após, fico sem conexao com o wifi. Tentei instalar drivers da comunidade no kernel, mas acabava sempre dando no mesmo um tempo depois.
Comprei este notebook novo e foi bem caro, gostaria de poder usa-lo com linux, mas com esta incompatibilidade se torna impossivel.
Se não quiser dor de cabeça gaste um pouco de dinheiro e compre alguma placa de wifi nova intel e instale. Esses dispositivos realtek tanto áudio quanto wireless são uma dor de cabaça.
Não estou com muito dinheiro, e, talvez comprar uma placa nova nao fosse a solução pois o notebook ainda tem a garantia da empresa em caso de avaria ou algo assim. Mexer nos componentes iria cancelar essa garantia.
Continuo com o problema em aberto. Meu Debian falhou ao fim de 1 dia de utilização começando a quebrar a conexao de vez em quando. Atualmente, estou tentando migrar para o PopOS para ver se soluciona o problema
Amigo, o debian tem um pacote com praticamente todos os firmwares wifi e BT da realtek. Ele está no repositório firmware-nonfree. Eu verifiquei que seu modelo 8822ce consta na lista. Dá uma olhada lá. O nome do pacote é firmware-realtek.