Driver da placa de rede RTL8822CE no Linux

Olá, recentemente comprei um notebook novo (HP 15S-FQ5026NP) que, entre todos seus componentes tem uma placa de rede Realtek RTL8822CE. Essa mesma placa me pareceu ter algum tipo de compatibilidade com o linux, pois, testei inumeras distros e todas elas apresentam o mesmo problema: Funciona tudo bem nos primeiros minutos, mas logo após, fico sem conexao com o wifi. Tentei instalar drivers da comunidade no kernel, mas acabava sempre dando no mesmo um tempo depois.

Comprei este notebook novo e foi bem caro, gostaria de poder usa-lo com linux, mas com esta incompatibilidade se torna impossivel.

Alguma sugestão ou ajuda?

Se não quiser dor de cabeça gaste um pouco de dinheiro e compre alguma placa de wifi nova intel e instale. Esses dispositivos realtek tanto áudio quanto wireless são uma dor de cabaça.

Link de modelo bom:

Não estou com muito dinheiro, e, talvez comprar uma placa nova nao fosse a solução pois o notebook ainda tem a garantia da empresa em caso de avaria ou algo assim. Mexer nos componentes iria cancelar essa garantia.

Mas, agradeço sua sugestão!

Achei essa matéria aqui: LINK

você está com secure boot ativado? Se estiver, tente desativar na BIOS e teste novamente.

Como atualmente eu uso windows, eu mantenho ele ativado, mas, se trocar para Linux, eu vou lembrar de desativar para ver se resolve

Caso nao funcione com apenas desactivar o secure boot, eu irei tentar esse drive, e ainda hoje vou dizer se deu certo ou não

Continuo com o problema em aberto. Meu Debian falhou ao fim de 1 dia de utilização começando a quebrar a conexao de vez em quando. Atualmente, estou tentando migrar para o PopOS para ver se soluciona o problema

Amigo, o debian tem um pacote com praticamente todos os firmwares wifi e BT da realtek. Ele está no repositório firmware-nonfree. Eu verifiquei que seu modelo 8822ce consta na lista. Dá uma olhada lá. O nome do pacote é firmware-realtek.

Esse pacote está presente no PopOs?Ou apenas no debian?

Aí você me pegou. Mas pode pesquisar no apt do pop, mas como tinha dito:

; foi por isso eu respondi.

aqui explica como instalar/usar: How to Install Realtek Wifi Drivers in Ubuntu 22.04 | Linux Mint 22/21 - FOSTips