Driver da NVidia

E aí, pessoal?
Bom, eu tenho um notebook Dell G3 Core i7-9750H, 20GB RAM DDR4 e placa de vídeo NVidia 1660 TI. Quando o adquiri, ele veio com Windows (não tinha mais modelos disponíveis com Ubuntu) e como prefiro o Linux, principalmente, pra programação, não apenas troquei o sistema, mas troquei o armazenamento que veio por padrão, que era um SSD de 120GB e um HD de 1TB, por um SSD de 480GB onde esta o sistema e outro SSD de 1TB pra armazenamento formatados em ext4.
Essas são as configurações básicas do notebook que depois que eu instalei outro sistema operacional, nesse caso uma distro Linux, a placa da NVidia não funciona mais.
Logo após eu instalar os drivers, seja por meio dos repositórios ou ate mesmo pela próprio instalador disponível no site da NVidia, eu consigo manipular a placa, mas após uma reinicialização do sistema, o problema volta.
Eu tenho o NVidia X Server settings instalado mas só mostra a opção de escolher entre os chipsets disponíveis ou sob demanda. As outras informações que apareciam logo quando instalei o aplicativo não aparecem mais.
Tenho o Green With Envy instalado, mas toda vez que abro ele aparece uma mensagem dizendo que a extensão NV-CONTROL X não foi encontrada.
Procurei por soluções na internet e já sugeriram que deixasse sempre a placa ativa nas configurações do NVidia X Server settings e mesmo assim não funciona. Já instalei outras distros tipo o Linux Mint com Cinnamon ou XFCE, Manjaro com Gnome ou KDE, Debian e ate o Arch Linux - apesar de gostar mais das distros debian-like - mas não resolveu. O PopOS, em particular, trava na tela de carregamento do modo live e quando eu consigo acessar o menu de instalação, trava enquanto está instalando o sistema sejam nas versões com drivers da NVidia ou sem. Das várias vezes (muitas) que tentei, todas deram o mesmo problema com o PopOS, principalmente travamento na inicialização do modo live.
Quando instalei a distro Linux pela primeira vez, desativei a função Secure boot e está assim ate hoje, mas não resolve nada. O notebook só tem a ativação UEFI da BIOS, não tem a Legacy. Já li e ouvi a respeito de que se o notebook, nesse caso o modelo que eu tenho, veio com Windows, dificilmente o notebook vai funcionar 100% caso seja instalado outro SO.
Isso é verdade? Tem como resolver esse problema?

1 curtida

Olá @ACMM tudo bem contigo?

O hardware que você descreveu parece ser bem tranquilo de funcionar na maior parte das distros Linux mais conhecidas, fico surpreso do Pop!_OS não ter funcionado. Talvez o que esteja complicando sua vida seja os gráficos (talvez eles sejam híbridos) e isso pode complicar muito a instalação de distros.

O Regata OS é uma distro brasileira com um dos melhores suportes a gráficos híbridos do mercado, sugiro fazer um teste com ela. No site da System76 eles têm algumas informações específicas sobre placas híbridas, sugiro dar uma conferida para ver se te ajuda.

Algumas combinações de hardware dão mais trabalho para funcionar do que outras, mas dizer ser impossível usar Linux parece um pouco de exagero. O fato é que alguns fabricantes não disponibilizam drivers de qualidade e isso torna muito mais complexo conseguir um ambiente estável.

:vulcan_salute:

1 curtida

Tudo certo @eddiecsilva?

O que mais me deixa intrigado é o fato do notebook ter uma boa especificação e ter esses problemas justo com distros Linux. Mas faz sentido esse caso das fabricantes não se interessarem em disponibilizar bons drivers para os dispositivos.
Quanto ao Regata OS, eu já ouvi falar bem dele quanto ao quesito de boa integração com dispositivos híbridos. Pra ter uma ideia, o PopOS não instala nem em máquina virtual nesse meu notebook pois ocorre o mesmo problema como se fosse na máquina física.
Em relação às informações da System76 a respeito das placas híbridas, eu vou olhar com calma depois.
Valeu a força.

1 curtida