Dric Code! Código bidimensional criado por brasileiros tem capacidade de armazenar até 2.1GB

A proposta é bem inovadora e futurista. E o mais interessante, foi desenvolvida por brasileiros.

Já ouviram falar disso? O que acham/conhecem sobre a ideia?

11 curtidas

[…] um código bidimensional cujo arquivo pesa apenas 100 Kb, mas que é capaz de armazenar até 2,1 GB.

Lendo a matéria, é possível vislumbrar inúmeras formas de utilização e como isso realmente pode se aplicar de forma ampla e generalizada. Espero que seja um futuro bem próximo.

4 curtidas

Também achei muito interessante. E ainda tem a teoria de que no futuro pode vir a ser possível expandir ainda mais a capacidade dessa tecnologia. Chegando até 72 GB contidos em um Dric Code.

1 curtida

Interessante o código tem 100 Kb mas e o arquivo seed?

1 curtida

Tem caroço nesse angu…

1 curtida

2GB em 100 kb. Isso abre a possibilidade de utilização em muita coisa, e genial

1 curtida

Uma imagem RAW de uma câmera high-end fica com uns 50 MB. Como que uma câmera de celular vai conseguir mais informação de uma imagem com um captador pior? Tá parecendo mais uma história de “carro movido a água”… Pior que eu fui lá ler e ainda e gerei tráfego pro site…

4 curtidas

Então…
Eu vi esta matéria em um grupo de TI no Telegram. E o usuário que compartilhou a matéria lá é alguém respeitado. Por se tratar de um grupo onde a maioria levanta a bandeira do Windows (somos poucos usuários de linux por lá) e o fato de que este usuário é um dos que costuma compartilhar notícias confiáveis.
Imaginando que este projeto (como a grande maioria dos projetos promissores) viesse do mundo open source, resolvi trazer aqui para averiguar melhor e ver se a comunidade estava por dentro.
Se for algo falso, não tive a menor intensão. Mas confesso que fiquei empolgado. E quis dividir e saber a opinião da comunidade Dio Linux.

1 curtida

Meu ceticismo é com relação à notícia, nada tem a ver com vc ter colocado aqui. O ponto é que a afirmação extraordinária deveria vir acompanhada com conceitos extraordinários também! Porém o máximo de informação revelada é sobre um modelo matemático Monte Carlo, que até onde eu lembro tem mais a ver com probabilidade e estatística do que com codificação de dados, e que o processo está em processo de patenteamento. Se já está nesse processo, então não haveria porque manter segredo, pois o direitos já estariam garantidos. Muito estranho, mas espero de coração que seja real, mesmo que esse numero de 2 GB seja totalmente extrapolado.

Aliás, falar em compactação máxima é bem relativo. Se eu criar um arquivo de dois giga de zero e compactar em xz, pelo meu teste ficou em 312kB.

3 curtidas

Pelo que eu entendi, a lógica é gerar uma fórmula cujo resultado gere o número do arquivo, teoricamente é possível fazer isso com relativa facilidade, o problema é que obter o resultado do cálculo nunca que seria algo instantâneo, existe um compressor chamado KGB que conseguiu essa façanha, comprimiu 4.7 GB em 250 kb, o que dá um compress rate próximo, só que além de demorou horas pra comprimir e quase um dia pra descomprimir, aí foi em 2s… E tem a questão desse arquivo seed

2 curtidas

Qual a natureza desses dados comprimidos? Dependendo do tipo de dados, é possível comprimir tanto assim?

1 curtida

Dados binários, o tipo não importa muito pra esse algoritmo

1 curtida

Parece bom demais pra ser verdade… Espero estar errado

2 curtidas