Dpkg no manjaro

manjaro
#1

Opa, queria saber se o dpkg do Debian quando instalado no Manjaro ou no arch funciona da mesma forma que no debian? Ele entra em conflito com o Pacman?

2 Likes

#2

O dpkg é a base do gerenciamento de pacotes para o Debian. Há um PKGBUILD para o dpkg no AUR (ele não está presente nos repositórios do Arch), mas não sei bem qual o interesse de instala-lo no Arch (provavelmente para algum propósito de desenvolvimento).

Conforme descrito na página do pacote no AUR, ele não deve ser usado no lugar do pacman, como gerenciador de pacotes para o Arch. Os pacotes do Arch não são .deb nem .rpm, são um tipo diferente: o .pkg.tar.xz.

2 Likes

#3

e porque você faria isso, é mais seguro e pratico compilar o pacotes do que usar outro gerenciador de pacotes não suportado nativamente.

é totalmente imprudente, e o proposito é o mesmo então use o que já é nativo, testado e mantido.

2 Likes

#4

Se o propósito é instalar pacotes .deb no Arch Linux ou derivado, creio que o caminho não seja este.
Há alguns PKGBUILD no AUR que “convertem” algum .deb para pacotes Arch, além de uma ferramenta curiosa com código, creio, no GitHub (totalmente não recomendada para quem não tem conhecimento preciso do que se trata) que lida com “conversão” de pacotes .deb para pacotes Arch.

Se tu queres instalar algo que não está nos repositórios oficiais, procure com prudência no AUR (depois de ler na Arch Wiki do que se trata, de preferência) se não há ali o programa que desejas. Não esqueça de verificar a popularidade do pacote, os votos e os comentários, e se puder fazer um pequeno esforço, tente aprender um pouco sobre o PKGBUILD, para poder verificá-lo também (o AUR é um repositório dos usuários, então pode haver algum problema no pacote, é bom saber um mínimo necessário para poder fazer a verificação).

Também há os pacotes universais, AppImage, Flatpak, Snap (aí fica ao gosto do freguês), se não quiseres utilizar os recursos próprios do Arch.

1 Like

#5

Vlw pessoal, me tirou uma dúvida monstruosa.

1 Like

#6

Não se esqueça de marcar uma resposta como solução do tópico para que outros possam também se orientar no futuro.

1 Like