Download de jogos pelo navegador no Linux

Olá, pessoal! Tenho interesse em migrar para o linux em breve e gostaria de saber duas coisas:
1- qual o melhor OS de linux no qual eu posso conciliar recursos para a faculdade (Word, PowerPoint, Excel, editores de documentos, plataformas de leitura de documentos como pdf) e jogos baixados tanto da steam quanto do navegador?
2- no caso de retro-games, já vi que há o mGBA e um tutorial para baixa-lo, mas e quanto aos “rooms” (os jogos em si)? Eu tinha o Endless e ele não rodava nada que eu baixava do navegador;

agradeço qualquer feedback :slight_smile:

1 curtida

O LibreOffice vem pré-instalado em boa parte dos SOs “just works” (instale e use). Ele vem com aplicações alternativas ao Word (Writer), Excel (Calc), Powerpoint (Impress), entre outros. Leitura de documentos PDF também vem pré-instalada, não sei com qual programa, mas vem (Eu uso o xpdf, o que provavelmente não é o caso em outras distros).

Steam é steam. Ou algo vai rodar nativamente, ou com Proton (sob DXVK), ou não vai rodar por um milhão de razões.
Jogos do navegador devem rodar normalmente se o navegador estiver devidamente atualizado.

Emulação de jogos é um dos principais usos do Linux (Cidadão pega um Raspberry Pi, e transforma num “mini arcade”). Aí depende muito do que tu quer jogar (Quais emuladores).
Visto que é algo com o que eu tenho experiência (Eu acho que rodo emuladores para a maioria dos consoles populares), você pode me mandar uma dm aqui no fórum que eu lhe mando meu discord e te dou uma ajuda.
Quanto às roms: “Pirataria é crime!” (Eu não acho que postar links de ROMs e ISOs aqui é permitido.)

-Boa sorte.

2 curtidas

Bom, eu recomendaria o ZorinOS lite, já que ele já vem com bastante coisa prática instalada e estável, e sobre as suítes, você ainda tem a opção online do MS Office, mas senão gostar ou quiser mudar, o LibreOffice ou OnlyOffice, deve te atender bem.