Estou enfrentando um problema ao usar um dongle Bluetooth no meu computador de mesa com Linux Mint. Testei em outros sistemas, como Ubuntu e Zorin, e o problema persiste. O sistema reconhece o dispositivo, exibe todas as informações corretamente, mas ele não funciona de imediato.
Quando tento ativá-lo, o sistema indica que está ligando, mas o ícone do Bluetooth simplesmente desaparece.
Alguém já enfrentou algo parecido ou sabe como resolver? Ter que desconectar e reconectar o dongle na parte traseira do computador toda vez que preciso usá-lo é bastante incômodo.
Reparei que você tem um adaptador baseado em ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode) , Tenho um é posso afirmar que ele é ruim mesmo para o Linux
Após pesquisar um pouco resolvi adotar no Linux a estratégia que usam no Hackintosh : Comprar peças em que é sabido haver suporte nativo In Kernel , não adianta instalar mods / patches e ter todo o seu trabalho perdido a cada atualização de kernel
Independente de qual será a sua escolha para o fabricante, mesmo que sejam os renomados Ugreen, Baseus, Orico. Terá sucesso se comprar adaptadores baseados nos Chipsets indicados abaixo:
Bluetooth: recomendo o Realtek 8761B , tenho um da Orico e tem a venda no ML
Wi-Fi: recomendo chipsets MediaTek MT7925 desde o kernel 6,7 e MT7921AU desde o kernel 5.18
Tenho dois modelos ambos com chipset MediaTek MT7921AU que tem se conectado a 960mb/s (muito melhor do que o suporte dado pela Intel com o AX210 que se conecta a 230mb/s de sua capacidade máxima 2400mb/s)
Evite comprar adaptadores multi modo contendo WiFi e Bluetooth juntos (evite também adaptadores WiFi que tenham unidade flash interna contendo drivers para o Windows)
Entendi a parte do dongle não possuir o chipset mais adequado, mas oque fico em mais duvida é porque ele funciona depois que eu reconecto?
Pela teoria não deveria funcionar já que não possui um chipset adequado.
Existe alguma forma de reiniciar os usb’s assim que o sistema é iniciado?