Essa semana fui instalar uma versão AppImage que encontrei no Git Hub do Bottles no Ubuntu Studio 22.04 LTS e segui esse tutorial da galera do Músicos no Linux - Brasil para criar um atalho no meu Menu.
O problema é que sempre que eu criava o arquivo de atalho com a extensão “.desktop” o Dolphin travava. Fiz um teste com o Thunar e o mesmo ocorreu. Verifiquei se o problema era algum pacote quebrado no sistema e nada apareceu. Acabei optando por fazer um upgrade para a versão 23.04 do Ubuntu Studio e quando fui repetir o procedimento, o mesmo me ocorreu. Foi só nessa ocasião que percebi que o problema se repetia somente quando tentava criar um atalho para o Bottles em específico, quando testei com outro AppImage deu tudo certo. Ao tentar executar o Bottles, o programa não abria de forma alguma e foi quando percebi que ele que estava causando o problema.
A dúvida que persiste é porque AppImages defeituosos causam tantos problemas a um gerenciador de arquivos? O máximo que eu esperaria causar é o programa não abrir, como foi o caso do Bottles ao executar diretamente. Meu sistema atual, para caso alguém perguntar:
Sistema operacional: Ubuntu Studio 23.04
Versão do KDE Plasma: 5.27.4
Versão do KDE Frameworks: 5.104.0
Versão da Qt: 5.15.8
Versão do kernel: 6.2.0-1014-lowlatency (64-bit)
Plataforma de gráficos: X11
Processadores: 8 × Intel® Core™ i5-9300H CPU @ 2.40GHz
Memória: 15,5 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa Intel® UHD Graphics 630
Fabricante: Avell High Performance
Nome do produto: Avell G1555 MUV / A62 MUV