Dolphin com problemas no KDE

kde

Boa noite pessoal.

Estava querendo tirar dua seções da minha barra lateral no Dolphin do meu KDE plasma, a seção “Recently Saved” e “Search for”, porém quando clico com o botão direito e vou em “hidden” para esconder essas funções ocorre o erro indicado na imagem.

Alguém sabe como resolver isso ?

0 Likes

Nunca vi algo assim, mas a mensagem diz q tal arquivo ñ tem permissão de escrita, tentou verificar isso? Marcar manualmente o arquivo com permissão de escrita?

0 Likes

Tem muita coisa estranha aí, primeiro que o erro diz que não é capaz de salvar os favoritos(?), mas eu nao quero salvar nada. E outra é essa coisa de permissão, tentei abrir o dolphin em modo root mas o próprio programa diz que não permite abrir em modo root. Outros gerenciadores de pasta como o nautilus e o nemo eu abro em modo root tranquilamente.

0 Likes

Então pessoal, consegui resolver o problema.

Eu precisei alterar o proprietario do arquivo “user-places.xbel” de root para o meu usuário, aparentemente o Dolphin não trabalha com nada que precise de acesso root, nem modo root ele possui.

Pra alterar o proprietario do arquivo siga o caminho:

sudo chown $USER:$USER /home/me/.local/share/user-places.xbel

0 Likes

Esse arquivo tá dentro da sua pasta de usuário, ñ deveria pertencer ao root, ñ sei pq a permissão estava assim, mas o dolphin realmente ñ tem q ter permissões de root, somente do usuário q o executa, assim, se esse arquivo tava com permissão errada, corrigir isso resolveu o problema, parece q tudo está como deveria.

A única questão é pq esse arquivo era do root em 1º lugar, ñ deveria, já q está em sua pasta de usuário.

0 Likes

Pois é, agora parando pra pensar realmente não faz sentido um arquivo em root dentro do meu /home.

Enfim, tá tudo certo agora.

0 Likes