Dois problemas em um

Olá pessoas…
Resolvi abandonar de vez o Windows e partir para o mundo Linux.
Então instalei a minha primeira distro MINT. Gostei muito por acaso, o grande problema é que no meu setup, o boot demorava entre 4 e 6 minutos até a tela de login…
Então, me foi indicado a instalar o PopOS… acabei por instalar a versão 20.04 LTS… adorei, mas ai vem o meu primeiro problema.

Todos os programas travam alguns segundos e até minutos (depedendo do programa), quando roda pela primeira vez, depois que já está em cache fica tudo uma maravilha, mas antes, não tem jeito, trava mesmo… as vezes a ponto de os menus de interação, como o botão direito travar. Os navegadores chegam a demorar quase 4 minutos para abrir.

Por este problema citado ai acima, fui orientado a talvez tentar fazer o upgrade para a versão 22.04 LTS para ver se resolvia meu problema das travadas… mas NÃO resolveu… e pior, odiei o gnome…

Ai vem o segundo problema… quero instalar o mesmo gnome do 20.04, que é a versão 3.36.8, mas não consigo achar nenhum lugar onde explica como instalar uma versão especifica do gnome, qualquer resultado sobre o assunto só trás informação dos comandos de instalar a versão mais atual do gnome… mas não quero isso… quero fazer um downgrade no gnome para falar a verdade…

Se alguém puder ajudar com algum dos dois problemas, eu agradeço muito, porque isso já vai semanas, e já vasculhei a internet atrás de possíveis soluções e nada… minhas buscas inclusive foram também em inglês para expandir um pouco mais as possibilidades, mesmo assim… nada. Qualquer coisa que se acha sobre o assunto, não resolve o problema do travamento dos app.

Vlw…

Meu SETUP:
MB Asus Strix BF450 Gaming
Ryzen 4700X
GTX 1050Ti
Radeon HD 7770
32Gb DDR4
SSD Nv.2 500gb (home)
SSD Nv.2 250gb (root, sistema e swap)

Já me disseram e também já achei documentação a dizer que o problema dos travamentos poderia ser o fato de ter duas placas de video, mas já foi feito os testes, de ficar com somente uma placa por 2 dias, com todos as atualizações devidas e etc… e mesmo assim, continuou exatamente na mesma, com os mesmos travamentos… portanto, supostamente já foi descartado esta possibilidade.

Travamentos nessa máquina, me liga o alerta para aquecimento.

Obrigado pelo feedback…
Pois, a mim no primeiro momento também achei… e a primeira coisa que fiz foi abrir meu gst (um programa é como o hwmonitor + CPU-Z do windows… e como esperado, mesmo com suspeitas, o problema de fato não é temperatura. O que mais esquenta no computador é o chipset, e a média de temperatura dele mesmo com testes (benchmark), não passa de 44 graus. Sem benchmark nem um dos componentes testados passa de 35 graus.

Obrigado novamente.

Faz um teste, grave uma ISO live do linux, Fedora por exemplo, e dê boot pelo pendrive e analize o comportamento. Se não tiver travamentos usando os programas em modo live, passe para a outra fase do teste.

Teste um SSD por vez. Instale o fedora no primeiro SSD e deixe somente ele ligado. Se tiver travamentos, Instale o fedora no segundo SSD e use somente este segundo e veja se os travamentos ocorrem. SSD ou HDS com problemas, seja de hardware ou drives etc podem gerarar travamentos/engasgos.

1 curtida

Bem-vindo ao Diolinux Plus! :slight_smile:

Você testou removendo uma das placas de vídeo… Qual delas ficou na máquina?

Por sinal, você já tentou remover a placa da AMD do computador, manter apenas a placa da Nvidia e formatar novamente para ver se o problema continua?

Por sinal, você utiliza essas duas placas de alguma forma específica? Há algum motivo para ainda manter a HD 7770 no computador?

1 curtida

Olá…
obrigado pelo feedback… tem lógica o que disseste, por mais que seja improvável, pois os dois SSDs são absolumente novos, esta instalação linux foi o primeiro uso deles… fiquei intrigado… sei que vai dar um trabalho imenso, mas vou fazer isso para desencargo… passei eles no banchmark do MiniTool Partition Wizard e não apareceu nenhum tipo de problema… mas vou mesmo tentar e ver o que dá. Assim que ter isso pronto, aviso aqui os resultados.

Olá. obrigado pelas boas vindas, e obrigado pelo feedback.
Sim, foi retirada a Radeon, ficou na máquina a NVIDIA. MAS eu não refiz a instalação, só retirei e “limpei” tudo que poderia ter ficado da Radeon.
Sim, eu utilizo as duas placas dedicas uma para cada monitor, minha NVIDIA tem somente uma entrada HDMI e a Radeon também, como tenho dois monitores em modo extensão, ligo um em casa placa.
No caso do teste de tirar a Radeon, o computador ficou a funcionar por um bom tempo, só com a NVIDIA e um monitor.
Mas vou fazer os testes que o amigo ai acima indicou, e vou fazer isso só com a NVIDIA e ver o que acontece… assim que tiver os resultados, posto aqui.

Olá.
Demorei porque fiz todos os testes que me indicaram aqui e mais alguns.

Resumindamente.

• Tirei a Radeon e ficou somente a NVIDIA e fiz uma instalação nova.

• Tirei a NVIDIA e deixei a Radeon e fiz uma instalação nova.
    *** Nos dois casos continuou o mesmo problema, os navegadores Chrome/Brave instalados após a instalação com o mesmo travamento indicado anteriormente. (Chrome/Brave/Vivaldi)

• Deixei a NVIDIA e instalei tudo num mesmo SSD1 e isolei o outro.

• Dexei a NVIDIA e instaleu tudo num mesmo SSD2 e isolei i outro.

• Repeti os processos acima com a Radeon instalada.
    *** O resultado é exatamente o mesmo. Navegadores Chrome/Brave que foram instalados após a instalação do OS continuam a travar como indicado anteriormente.

Rodei todos estes versões acima descritas também com um ISO Live do Mint, e o resultados foram exatamente os mesmo.

Conclusão, por algum motivo desconhecido por mim, os navegadores Chrome e Brave (mesma base de código), apresentam este problema de travamento e lentidão na primeira vez que rodam, depois que estão em cache, o problema passa. Já o Firefox que é nativo da versão e o Vivaldi, NÃO apresentam qualquer tipo de travamento, inclusive são mesmo muito rápidos no carregamento.

Concluo que meu real problema está em algo haver com a versão destes navegadores com o linux. Situação que não tenho ideia de como resolver, se alguém tem alguma indicação de uma possível solução, eu agradeço.

De qualquer forma, agradeço o feedback daqueles que cá estiverem para ajudar. Muito obrigado mesmo.

1 curtida

Você obteve esses navegadores por qual meio? Flatpak?

Com relação ao uso das placas de vídeo, eu recomendaria a compra de um adaptador DisplayPort para HDMI para ficar apenas com a GTX 1050 Ti e vender a outra placa. :wink: