Olá pessoas…
Resolvi abandonar de vez o Windows e partir para o mundo Linux.
Então instalei a minha primeira distro MINT. Gostei muito por acaso, o grande problema é que no meu setup, o boot demorava entre 4 e 6 minutos até a tela de login…
Então, me foi indicado a instalar o PopOS… acabei por instalar a versão 20.04 LTS… adorei, mas ai vem o meu primeiro problema.
Todos os programas travam alguns segundos e até minutos (depedendo do programa), quando roda pela primeira vez, depois que já está em cache fica tudo uma maravilha, mas antes, não tem jeito, trava mesmo… as vezes a ponto de os menus de interação, como o botão direito travar. Os navegadores chegam a demorar quase 4 minutos para abrir.
Por este problema citado ai acima, fui orientado a talvez tentar fazer o upgrade para a versão 22.04 LTS para ver se resolvia meu problema das travadas… mas NÃO resolveu… e pior, odiei o gnome…
Ai vem o segundo problema… quero instalar o mesmo gnome do 20.04, que é a versão 3.36.8, mas não consigo achar nenhum lugar onde explica como instalar uma versão especifica do gnome, qualquer resultado sobre o assunto só trás informação dos comandos de instalar a versão mais atual do gnome… mas não quero isso… quero fazer um downgrade no gnome para falar a verdade…
Se alguém puder ajudar com algum dos dois problemas, eu agradeço muito, porque isso já vai semanas, e já vasculhei a internet atrás de possíveis soluções e nada… minhas buscas inclusive foram também em inglês para expandir um pouco mais as possibilidades, mesmo assim… nada. Qualquer coisa que se acha sobre o assunto, não resolve o problema do travamento dos app.
Vlw…
Meu SETUP:
MB Asus Strix BF450 Gaming
Ryzen 4700X
GTX 1050Ti
Radeon HD 7770
32Gb DDR4
SSD Nv.2 500gb (home)
SSD Nv.2 250gb (root, sistema e swap)
Já me disseram e também já achei documentação a dizer que o problema dos travamentos poderia ser o fato de ter duas placas de video, mas já foi feito os testes, de ficar com somente uma placa por 2 dias, com todos as atualizações devidas e etc… e mesmo assim, continuou exatamente na mesma, com os mesmos travamentos… portanto, supostamente já foi descartado esta possibilidade.