Dois monitores com frequências diferentes (144hz e 60hz)

Estou com um monitor mais velho de 60hz, um Philips 21.5", LED, FullHD, entradas DVI/VGA (vou utilizar um adaptador DVI para HDMI, poiis a VGA só tem HDMI e DP) parado e pretendo colocá-lo em uso, lado a lado com meu novo monitor, um Acer RG241Y, 24", full HD, 144/165Hz. Vou comprar um suporte com fixação na mesa, para dois monitores para ajustar altura, posição, etc.
A VGA que vai controlar é uma nVidia GTX 1660.
Sistema operacional Linux Mint 20.1 x64 (kernel e drivers atualizados).

A questão é… dá pra configurar tranquilamente as respectivas frequências dos monitores?

Pergunto, pois uma coisa é utilizar dois monitores com as mesmas especificações, outra, é monitores com frequências diferentes. Com resolução diferente é tranquilo, já utilizei algumas vezes e sem problemas, minha dúvida mesmo são as frequências.
Grato.

Olá @elviolmp tudo beleza?

A responsabilidade por gerenciar frequências diferentes entre os monitores é tanto responsabilidade da GPU quanto da interface gráfica que você está usando. O Gnome suporta esse recursos de “refresh rates” mistos desde a versão 3.36.

Qual interface do Linux Mint você está usando? Mate? Cinnamon?

:vulcan_salute:

Uso um de 75 e 60, monitores com frequência muito alta como estas suas aí não posso falar. No Wayland funciona normal, na sessão Xorg já tive uns bugs gráficos fora o tearing (isto com estes monitores de frequência bem baixa).

Pode remediar possiveis problemas com tweaks no driver nvidia para Xorg (eu ativava o compoistion pipeline para eliminar o tearing a custo de algum desempenho) todavia, para Nvidia users parece que apenas no lançamento do driver 470 vai ser possível usar sessão Wayland.

2 curtidas

Esqueci de mencionar… é o Cinnamon…

Estou adicionando as imagens dos suportes que vi até agora… em torno de R$ 400,00…

Suporte #1 - me parece mais articulável e mais resistente - suporte até 13KG

Suporte #2 - me pareceu menos articulável - suporta até 16KG
Suporte_02.1

Suporte #3 - este seria para o monitor antigo, de 60hz, que não tem furação VESA.

Eu tenho um suporte de monitor da ELG similar ao modelo 1, mas com apenas 1 suporte e realmente é muito bom. Estou planejando adquirir um novo suporte similar ao modelo 2, porque ocupa menos espaço na mesa, mesmo que a flexibilidade seja menor.

Minha sugestão é: se você quer poder ficar mexendo na posição dos monitores o primeiro modelo é a melhor escolha. Se vai colocar no lugar e “nunca” mais mexer, o segundo está tranquilo.

Desse terceiro modelo, eu não acredito que compraria.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pensando nas articulações, realmente, se o segundo modelo ocupa menos espaço, a princípio, vou apenas regular altura e ângulo das telas e, para “mexer”, só um que que eu resolver trocar deposição da mesa… daí só soltar e levar para outra posição.
O 3º suporte é para “segurar” monitor que não tem furação VESA, para qualquer dos suportes ele ser fará necessário para esse monitor “velho”… o Acer já tem furação VESA 75mm.

1 curtida

Atualmente… estou com o driver 460.xx!