Do Arch ao Debian

Ao acompanhar o canal Chris Titus Tech, surgiu um interesse pelo Debian que não existia antes em mim. Comecei a pesquisar sobre e por mais que soe equivocado o que irei dizer, vejo muitas semelhanças entre o Debian e o Arch. Hoje, se possível, estarei instalando o Debian e buscarei utilizá-lo por uma semana, logo eu gostaria de receber algumas dicas do que fazer logo após a instalação do Debian. Desde já, agradeço.

1 curtida

Minha dica seria a princípio evitar o Debian Sid. Apesar de ter os pacotes mais recentes, ele é realmente instável.
Se for utilizar para desktop, pode utilizar o Debian Testing (bullseye atualmente) que ele vai ter pacotes um pouco mais recentes e um melhor suporte ao hardware mais recente.
O Debian stable (atual buster) é firme feito uma rocha. Uso nos meus servidores e tenho alguns que ainda rodam o Debian 7 (wheezy) de forma tranquila. Lembrando que o Debian Stable não atualiza versões de pacotes, apenas faz atualizações de segurança nas versões já lançadas neste release.
Ademais, boa sorte e divirta-se!

edit: o subreddit /r/debian tem muita coisa útil.

2 curtidas

Uso Debian Sid de boa
Instalei usando a iso NetInstall
Qualquer sistema pode ser instável, só vai depender do usuário mesmo.

4 curtidas

Se quiser usar o Debian como o Arch da vida (Rolling+Pacotes recentes)

3 curtidas

Caso tenha algum hardware que utiliza drivers proprietários lembre de baixar a imagem já com firmware e dê preferência a imagem híbrida pois você tem duas opções de instalador.
Mais simples em modo live com Calamares ou “un poquito pero no mucho” mais difícil instalação padrão com o Debian Installer.
https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/

1 curtida

add non-free contrib no /etc/apt/sources.list resolve?

1 curtida

Após instalado sim.
Este caso da imagem com firmware é para quando algum hardware não é detectado pelo instalador. Um exemplo simples meu adaptor wifi só funciona no instalador com a mídia com firmware, eu poderia instalar sem problemas com a mídia oficial e depois conectar um cabo de rede, adicionar os repositórios que você citou e instalar o driver.
Esta imagem facilita isto, e é tradada como “unofficial” pois contém software com licenca “não livre”, mas o suporte e os pacotes são os mesmos :wink:

2 curtidas

Também não funciona, uso cabeada para instalar o Debian (Iso NetInstall)
Quando o sistema instalado ainda não liga o Wi-fi
Então eu edito o sudo nano /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf
Add 2 linhas
Primeira linha: [Device]
Segunda linha: wifi.scan-rand-mac-address=no

Está correto?

Não vejo vantagens em migrar, se é um usuário que conhece o sistema.

Depende da forma como você vai instalar. Quando instalo via live, o sistema vem mais completo ai eu desabilito alguma coisa desnecessária no boot e removo alguns programas que não utilizo. A única coisa que faço em qualquer instalação, sempre, é mexer no sources.list.

Quando abrir o /etc/apt/soureces.list você encontrará, basicamente, quatro repositórios: 1) “main” só com programas livres; 2) “contrib” programas que necessidade de pacotes proprietários, uma dependência por exemplo; 3) “non-free” programas proprietários com código fechado; 4) “backports” são pacotes com versões mais recentes, porém dentro do padrão de estabilidade e segurança adotados pela equipe do Debian.

Normalmente, basta adicionar as linhas “non-free” e “contrib” aos repositórios padrão encontrados no sources.list. Se quiser, após a instalação, poste seu sorces.list aqui que a gente mostra como adiciona. É muito fácil e tem bastante material sobre isso na internet.

Apenas por curiosidade, se vai usar por apenas uma semana, porque não instala no virtualbox ou em um pendrive?

1 curtida

Com a imagem com firmware nunca precisei executar passos extras para o wifi.
Você utilizou esta imagem?
https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/10.3.0+nonfree/amd64/iso-cd/firmware-10.3.0-amd64-netinst.iso

1 curtida

Não tem problema usar, né?

Acho que você deveria abrir um tópico a parte para suas dúvidas, pois de certa forma está fugindo um pouco da questão inicial do tópico.