Distros 'Ubuntu based' não montam HD externo Seagate

Estava fazendo backup de algumas pastas do meu notebook (Linux Mint 18.3) para meu HD externo (Seagate, 2 TB) quando, no meio da transferência de uma pasta (Ctrl+V), a transferência parou e o computador parou de reconhecer o HD.

Desliguei o computador, retirei o HD, liguei o notebook outra vez e reconectei o HD. O computador voltou a reconhecer o HD, mas não o monta.

Tentei ligar o HD num netbook com Xubuntu (18.04? 16.04? Não sei, não é meu.) e tive o mesmo problema. Tentei conectar em outro netbook rodando Windows 7 e o HD funcinou normalmente.

Alguém pode me ajuar a recuperar o acesso ao meu HD?

Obrigado!

1 curtida

Usou o gparted?O que vc já testou para recuperação? Faça um chkdisk no windows 7 e depois tenta o gparted novamente pra ver se ele reconhece.Ja testou outras portas usb , e o que mais da conflitos em reconhecer HDs.

3 curtidas

No gparted eu consigo ver o HD, e vejo essa mensagem, nas informações:

Captura%20de%20tela%20de%202019-02-23%2000-29-29

Não tentei, na verdade, fazer nenhum processo de recuperação, apenas tentei abrir o HD em outros sistemas. Pensei em rodar o comando sugerido no gparted, mas não o sei fazer (e nem o que ele faz, então fiquei com um pouco de medo)…

Faça o chkdisk no windows ,e verifique se o gparted reconhece para monta-lo.

2 curtidas

Vai no Windows e tenta acessar o hd e copiar arquivos de lá para ter certeza que está tudo funcionando. Eu acredito que você possa ter um hd particionado ntfs que corrompeu, mas posso estar errado. Quando isso acontece aparece o hd no Windows mas você não consegue acessar os arquivos. Se no Windows você conseguir acessar seu hd e seus arquivos ao invés de aparecer uma mensagem de erro o problema é outro. Nesse caso primeiro instale o gparted e abra o gparted com sudo e veja se o drive é detectado. Se o hd for detectado ele provavelmente vai ser o sdb, mas confira primeiro no gparted. Caso o hd seja detectado tente dar um:

$ sudo mount /dev/sdb /mnt

Isso deverá montar o hd no /mnt. Se ocorrer com sucesso de um:

ls /mnt

Se aparecer os arquivos podemos começar a buscar uma solução.

Ahhh, existe sempre a possibilidade de ser um mau contato no usb.Teste também se o problema ocorre apenas em um usb ou em todos os usb’s.

2 curtidas

Dei o comando no Windows, e voltei pro Mint. O gparted dá somente a segunda m=parte da mensagem que estava dando anteriomente. Quando tento baixar o pacote ntfs-3g, que ele pede, tenho o seguinte problema:

Captura%20de%20tela%20de%202019-02-23%2000-58-48

O outro pacote (ntfsprogs) nem mesmo consta como se existisse

Funcionando no Windows ele está, já tinha testado anteriomente.

Ao dar o comando

$ sudo mount /dev/sdb /mnt

obtive o seguinte resultado:

Captura%20de%20tela%20de%202019-02-23%2001-00-32

Então percebi que a parte de arquivos no gparted estava em /dev/sdb1, então executei

$ sudo mount /dev/sdb1 /mnt

e consegui ter acesso a pasta, mas através apenas de /mnt. Já é o suficiente pra eu fazer meu backup, obrigado!

PS.: Se souber como faço pra voltar a ter acesso através de /media/Seagate\ Expansion \ Drive, meu TOC agradece. Seria só dar o comando abaixo?

$ sudo mount /dev/sdb1 /media/Seagate\ Expansion \ Drive

Na verdade você pode montar o hd em qualquer diretório existente, até no seu home se você quiser. O problema aqui é que o Ubuntu devia montar automaticamente o hd e isso não está acontecendo. Pelo que eu entendi você está tendo problema em usar o gparted e pela mensagem que você colocou o print isso tem a ver com o secure boot. Nunca tive esse tipo de problema porque meus hardwares são relativamente antigos. Tente ir na bios do teu computador e desligar o secure boot. Após isso abra o gparted e veja se a mensagem continua aparecendo. Não sei direito qual é o problema. Ahh, faça outro teste. Espete um pendrive e veja se ele é montado automaticamente para saber se o problema é só com o hd ou com todos os dispositivos.

2 curtidas

á tem a opção de verificar e corrigir erros no sistema de arquivos.

Reiniciei o computador pra desativar o Secure Boot e quando ligou, ele voltou a montar o HD sozinho. Não sei qual passo resolveu, mas sei que resolveu, e tá ótimo desse jeito haha

1 curtida

Só deixando claro para quem for ler esse tópico, o que resolveu foi desligar o secure boot. Por algum motivo ele não permitia a montagem do hd.

2 curtidas

o que me deixa pensativo é que o HD montava com o secure boot ativado antes, então não sei se realmente foi isso. Ele parou de montar do nada, no meio de uma transferência. Eu fiz muita coisa que está sendo sugerida aí pra cima, e uma delas, depois de reiniciar o computador, fez com que o HD voltasse a montar. Não tenho certeza de qual

E simples liga o security boot novamente e verifica se ele não monta.

Adorei isso que você falou. Foi muito mais do que eu tinha pensado.

2 curtidas

Qual parte rsrs?Me esclareça por gentileza rsrsrs.

1 curtida