Estou criando esse tópico para ajudar os inicinates do blog ou pesoas que não gostam de ter que configurar cada milimetros do sistema pra ter uma WM, o objetivo e procuramos e colocar projetos de distros que oferecem um WM (Window Manager) por padrão ja configurada (pode ser des do basico até uma cutomização unica).
!ATENÇÃO!
Como o usuario @Kobreq citou em sua resposta ao post:
Qualquer distribuicão com um ambiente gráfico, já que não é possível gerenciar janelas sem um WM
O GNOME usa o Mutter, o Plasma usa o Kwin, são todas WMs.
Para poder simplificar, quando me menciono o termo WM (Window Manager) estou falando de tipos como:
-I3WM
-Open Box
-Awesome
-BSPWM
-Etc…
Lembrando que o que ele diz não esta nem um pouco errado, so estou explicando para facilitar o entendimento do topico.
Simples e direta ao ponto, facil de instalar e o melhor de tudo mesmo sendo simples esse detalhe, no canto inferior esquerdo ensina os controles ultilizados no I3 sendo uma gigantesca mão na roda para os iniciantes
Qualquer distribuicão com um ambiente gráfico, já que não é possível gerenciar janelas sem um WM
O GNOME usa o Mutter, o Plasma usa o Kwin, são todas WMs.
Sei lá, quando vi, achei semelhante ao outro… um diz “padrão”, o outro “nativo”.
A não ser que eu não tenha entendido direito e confundi “Window Manager” ou “Maker”
Quando falamos daquelas mini-distros e também do Puppy e distros derivadas ou inspiradas, citamos algumas que se encaixam no critério do WM pré-configurado. Eram elas:
Puppy Linux (JWM, eu acho)
DebianDog (JWM, eu acho)
Tiny Core (FLWM)
NomadBSD (Openbox)
No openSUSE praticamente todo WM ou DE é configurado pela distro, mas o polimento varia. O FVWM2 vem com uma configuração baseada no SuSE dos anos 1990, já o IceWM tem um visual mais atual. O Enlightenment vem bem customizado.
Em alguns casos, uma estratégia é tentar apelar para configurações sofisticadas de terceiros, como FVWM-Crystal ou NsCDE. Não conheço nenhuma distro que use como padrão, mas várias possuem pelo menos o FVWM-Crystal nos repositórios.
Outras opções:
Bodhi Linux (Enlightenment)
Crunchbang++ (Openbox)
O OpenBSD usava o FVWM2 com uma configuração minimalista por padrão quando o X era instalado, depois passou para o CWM (ainda mais minimalista).
desculpa ai por errar o termo mais acho que posso ter deixado bem claro o tipo de WM que quero mencionar, mesmo assim e bom vc ser o segundo a comentar que já ajuda os novatos com os novos termos. Támbem posso editar e se quiser me falar um termo mais apropiado para poder usar e so responder isso aqui kk (:
O Garuda Linux me parece uma DIstro bem especial, cheia de recuros e funcionalidades. Como sou um DIstro-Hopper de carteirinha vou me segurar aqui no Pop OS e vou instalar o Garuda em uma MV