Distros linux vs wine vs proton vs steam, o puzzle do linux

Boa noite guerreiros linux, como estão todos vocês com suas distros
tunadas, espero que todos estejam muito bem, mas eu estou com meu
peppermintOS que mato e morro por ele e que as vezes o linux mint
também tenha ciúmes. Vamos a questão!!

Meu antigo SSD tinha o LM 21.2 (sem wine) com a steam instalada e rodando o
Resident Evil 2 remake perfeitamente, fui inventar de atualizar para 21.3 e o
jogo parou de funcionar, não, melhor, o meu catálogo inteiro nunca mais funcionou.
No LM 21.3 resolvi colocar o wine 9.0 (versão atual) no novo SSD com a steam atualizada e mesmo assim não funcionou, o que deu errado ?

No peppermintOS deu a mesma coisa que o LM.
Para cada distro no PC a steam tem que ser específica para a mesma ?

No ubuntu 22.04 meu jogos rodaram na steam via snap com muitos stuttering, sem condições.
Sei que minha máquina é antiga e vocês aqui no fórum sabem muito bem a minha configuração que é um FX8350, RX6500 XT, 32GB RAM DDR3 1600, 3,25 TBs de armazenamento.

O wine quebra o proton, ou entra em conflito ou não faz sentido ?
Eu baixei os proton não oficiais para tentar corrigir o problema e mesmo assim sem sucesso que é o Proton 6-21-GE-2 e o Experimental que uso bastante ou melhor “usava”

Fórum “DIOLINUX” sei que existe coisas na informática que as vezes não se explica e coisas absurdas e até impossíveis de acreditar e peço desculpas a todos e me perdoe algo que eu tenha dito a vocês que alguns tenha se ofendido, aprendi muito com vocês e continuo aprendendo mas já está na hora de resolvermos esse puzzle chato. No meu peppermintOS eu rodo só emuladores
como o RPCS3 mesmo só com AVX1 mas “RODA” a 30fps devido a limitação de minha placa-mãe e processador.
Quero que todos vejam minha dúvida e tentam solucioná-la que serviram para todos aqui, é nisso que eu acredito.

Meu peppermintOS é baseado no DEBIAN 12 BOOKWORM e ele não é uma distro fraca.
Voltei a instalar o LM21.2 sem wine e a steam funcionou como deveria, o que aconteceu ?

Uai, maquinas da pau mesmo, a vida que segue, e os Wine e forks por ai, eles não dão conflito, eles trabalham com prefix, eu uso 1 prefix para cada aplicação para evitar de uma modificação para instalar outra aplicação no mesmo prefix não de pau na anterior aplicação anterior com o prefix compartilhado.

1 curtida

Eu nem uso o wine com o steam. Deixo ele só com o proton, gerenciado pelo próprio steam.

Da mesma maneira o heroic também gerencia seu próprio proton ou wine.

Não sei os demais programas que vc usa… É realmente necessária a instalação do wine (seja oficial ou forks)?

Boa noite rapaz,
Talvez você ache engraçado mas eu uso o wine somente para algumas aplicações windows como por exemplo o winamp e alguns emuladores de arcade (mame), no peppermintOS eles já estão prontos para uso.

Os de vermelhos são via wine

Boa noite,
Você praticamente resolveu um dos puzzle linux, o wine usa o “openGL” e o proton usa o “Vulkan” mas o proton pode entender que no sistema existe o wine configurado como openGL e pode iniciar os jogos com o mesmo automaticamente ou não tem nada a vê ?

Não tem nada a ver, a configuração de wine e forks é no wineprefix e se não estiver configurado no wineprefix ele se comporta de acordo com o seu padrão. Se o wineprefix não tiver sido configurado para usar OpenGL ou Proton então eles vão operar no padrão que é Vulkan para Proton e OpenGL se Wine e a mesma coisa com os demais forks.

Usar steam via conteiner (flatpak) pode impedir muitos problemas causados por mudanças/updates de distros específicas… não que seu problema seja realmente isso, mas é uma possibilidade.

Quando um game não roda, meu padrão de pesquisa é tipo:
1 - ir no protondb, procurar algum relato com hardware parecido, às vezes pegar alguma dica de parâmetro do proton etc…

Exemplos que lembro: o jogo forza horizon 5 não roda se o tamanho do caminho que o jogo estiver for maior que X caracteres.

Podem acontecer uns bugs muito aleatórios assim, lembro de outro que precisava criar um diretório de nome “videos” na home para o jogo rodar, o jogo warframe por muito tempo precisava rodar com um joystick plugado, mesmo se não fosse usá-lo, do contrário o jogo crashava em 5min…rs

2 - tentar outra versão do proton / protonGE…

3 - verificar no github da steam for linux, la tem os reports “oficialmente vistos” pelos devs da valve e geralmente tem mais pessoas que sabem debugar para saber se é problema de distro específica (inclusive alguns bugs são flagados se for distro específica) ou do proton mesmo.

4 - verificar se algum update do mesa / driver não quebrou (essa é raro acontecer, acho que tive 1 vez)

Wine que tu instala no sistema(via .deb) não tem nada have com o proton da steam, mas as libs de dependências que o gerenciador de pacotes acaba puxando para todo sistema, sim, podem influenciar no funcionamento da steam/ wine, se instalados todos via .deb…

Eu rodo muitos jogos, acho mais fácil encontrar um jogo que não rode bem com o proton da valve do que protonGE, uso a gpu RX6600 da mesma arquitetura que a sua…

1 curtida

o que aconteceu foi o clássico caso de se misturar água com azeite: simplesmente não se misturam. os desenvolvedores não tem nenhuma obrigação em manter compatibilidade entre apps e o SO. Uma atualização é muito mais que pacotes novos.Muitas configurações simplesmente mudam. Aí é ver o que deu xabu e tentar resolver. E outra coisa: o LM não é RR. Nunca atualize entre versões mesmo que aqui tenha tutorial de sucesso. faça sempre uma instalação nova.

Sempre é de mais em, o cara vai ter trabalho de instalar do zero sendo que pode ser que a att funcione, é tentar a atualização primeiro para depois partir para a reinstalação.

Por falar em att, a minha ultima att que foi do Kubuntu 22.04 para 24.04 no meu notebook foi um fracasso.

1 curtida

Boa noite rapaz,
Nesse caso eu tive um problema com um dos meus ssd e perdi duas distros no mesmo ssd que era o ubuntu 22.04 e o lm 21.2 sem o wine instalado, depois que instalei via update o LM 21.3 e deu toda essa confusão.

1 curtida

Eu aprendi a lição nesse caso rapaz, pra nunca mais.

1 curtida

Boa noite rapaz, obrigado.
Meu peppermintOS nesse momento está com o wine 9.0 instalado e o steam, todos em flatpaks. Antes funciona de boa mas agora não mais, o exemplo é o Resident Evil 2 RE que sempre usei o “proton experimental” e agora não funciona no peppermintOS que antes funcionava.

Para mim a sua atualização deu pau. Tem cabimento nenhum funcionar antes e dps da att parar de funcionar.

1 curtida

Rapaz, até o momento agora instalei do meu catálogo steam o jogo “Master Reboot” que antes não rodava e agora voltou a rodar usando esse prefix.

PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

Ainda é um teste pois esse prefix na verdade força o proton a usar o openGL no lugar do vulkan, talvez isso explique o porquê do meu catálogo inteiro não mais funcionar mas depois desse prefix quem sabe…
O peppermintOS é uma distro totalmente manual, tudo é feito manualmente. Para começar, a calculadora da distro está ausente nem navegador de internet ela tem, o usuário tem que baixar por fora mas aí você pergunta “Se não tem navegador como vai baixar ?”
Você tem 3 opções:
Kumo, “Suggested da distro” ou terminal
E para finalizar rapaz, a distro não tem gerenciador bluetooth ou de aplicativos, TUDO tem que ser instalado a parte.

Isso, tem vez que o wineprefix tem que ser tunado para o programa funcionar.

1 curtida

lembre-se sempre de dois mantras sagrados no mundo da informática:

1. faça becape
  2. quem não faz m… não aprende

:stuck_out_tongue_winking_eye:

por isso que eu falo: NUNCA atualize entre versões. faça sempre uma instalação do zero. se dá m… nas RR, imagine nas que não são?

Bom dia rapaz,
Quando o assunto é backup, isso estou bem preparado e faço isso desde quando eu usava o Pentium 233mmx.
Hoje meu peppermintOS e o LM tem para cada um 2 HDDs de 1.5TB cada para as duas distros.