Distros linux saindo um som agudo

olá preciso de uma ajuda de voces quando eu vou escutar uma musica ou assistir videos no linux o som depois de um tempo escutando musica ou assistindo videos ele começa tipo que travar e fazer um som agudo irritante não sei se é problema de hardware do meu notebook mas o outro notebook tambem ocorre o mesmo problema a unica distro linux que ele funciona normal o som sem travar e dá esse som agudo é o linux mint 20.3

Geralmente isso acontece quando o driver de som recebe um sinal que ele não conseguiu entender, usando o modo de debug do SOF talvez resolva:

echo "options snd_sof sof_debug=1" | sudo tee -a  /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Pra desfazer:

sudo rm /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

Mas seria interessante saber o hardware

o hardware dos 2 notebook são as mesmas configurações só muda a quantidade de ram e armazenamento eles tem processador intel atom x5-z8350 um tem 4gb ram o outro de 2gb ram um tem 64 armazenamento e o outro 32 gb armazenamento que veio de fabrica e não tem como trocar porque veio com um armazenamento emmc algo do tipo e um é da positivo e outro da multilaser e a unica distro que não deu problema no audio foi o linux mint 20 até o 20.3 se não me engano

depois eu vou baixar outra distro linux e vou testar esse comando pela live cd do linux sem precisar instalar se funcionar te falo

acabei de testar o comando que voce disse mas não funcionou