O texto, escrito por Ankush Das e publicado no ItsFoss, relaciona 6 distribuições para se ficar de olho em 2025.
Não são as famosas previsões “para o ano que vem”, mas palpites de trabalhos que podem impressionar ou não. Portanto, não criem expectativas.
Então vamos lá:
Pop!_OS 24.04 LTS - espera-se um lançamento estável, com um novo ambiente de desktop COSMIC, que também será disponibilizado em outras distros.
KDE Linux - uma nova distribuição oficial do KDE, prometendo uma experiência estável baseada no Arch Linux.
GNOME OS - atualmente em forma experimental, planeja se tornar uma distribuição completa, independente de outras bases.
Ubuntu 25.04 - inclui um centro de segurança aprimorado e novas versões do GNOME e kernel Linux, com lançamento previsto para abril.
Zorin OS 18 - espera-se uma atualização baseada no Ubuntu 24.04 LTS, mantendo a estética atraente.
Fedora 42 - apresentará um novo instalador Anaconda e as versões mais recentes de pacotes e do GNOME.
Como falei no início, o autor ressalta a expectativa por essas novas versões e as inovações que elas podem trazer. Algumas podem te dar o gosto do “óbvio ululante” mas não passam de expectativas.
Se o Endeavour não falir, vai ser difícil eu trocar de distro.
Mas espero que o Fedora e principalmente o KDE Linux se torne algo legal, rentável, e uma porta de entrada no mundo Linux em geral, maior que Ubuntus da vida que só existem pra crashar.
Também quero o bem do Pop! por causa da System76, mas não gostei muito do COSMIC. Prefiro o workflow do Gnome, e no final, to preferindo KDE Plasma agora.
(Na verdade desde que eles engessaram o GNOME com o Cosmic eu já deixei de gostar muito, mas gosto é que nem)
Esse final de mês decidi ter um pensamento fora da caixa e começar a usar o Linux como sistema principal. No primeiro momento escolhi o Ubuntu por ser uma distro que conheço bastante e espero progredir nessa jornada em mergulhar a fundo sobre o sistema.
Interessante, espero que (consiga aproveitar) aproveite sua jornada. Porém, se alguma função não existe no Linux e você precisa dela, não há nada de mal em usar o Windows. Melhor que ficar sem a função, ainda que no fundo eu gostaria que todos usassem. Mas não é pra todos. É o que é.
Então, eu uso bastante notebook, mas como ele não tem armazenamento extra para um SSD, o jeito é eu fazer um dual boot sobre. Mas quando o assunto é fazer o dual boot, eu acabo quebrando a cabeça kkkk
Sei que no Ubuntu na tela de instalação te da a opção de instalar o Ubuntu ao lado do Windows Boot Manager, mas toda vez que eu fazia esse procedimento, ele salvava muito pouco o espaço do /boot/efi, pois esses dias teve atualização de firmware do Dell G15, mas não consegui atualizá-lo por conta que faltava espaço no /boot/efi
Problemático! Notebooks sempre dando problema. Mas bem, espero que consiga ao menos um SSD externo, ou algo do tipo. Evitaria muita dor de cabeça. E se quiser evitar mais dor de cabeça ainda, use algo Arch based, by the way.
Não vai ser arrepender. Se tiver paciência de usar para aprender e pesquisar vai ver que o Linux é rápido e efetivo nas tarefas. E o Ubuntu, que também utilizo, é pau pra toda obra.
Endeavour traz mais do que uma DE, Crystal é só para usuário de Gnome. E o download da ISO foi bem lerdo aqui, já o Endeavour foi rapidão. Então to recomendando a torta e a direita.
PS: sabia que o rei da selva nao ia me decepcionar. rs
É exatamente isso mesmo. O Crystal é legal para aquelas pessoas que gostam de um Gnome puro, que venha uma seleção bem básica de programas e que já tenha algumas coisas já pré configuradas.
Mas assim que eu comprar um SSD maior, pretendo ir para o Arch mesmo, para aprender mesmo, apesar que estou em dúvida entre usar o archinstall ou fazer a instalação manualmente.
Ta ai uma coisa praticamente impossivel de acontecer kkkkkkk
A distro ganhou força com os tropeços do Manjaro, não esquenta que vai se manter ativa por muito tempo ou nunca vai ser descontinuada
Endeavour com certeza vai ficar um bom tempo. Enquanto houver Arch e vontade de fazer a distro acontecer. Não sumindo e só sobrando o Garuda, tá tudo certo.
Rapaz, eu fiz isso no Ubuntu, só que não foi num ssd externo mas sim num interno, tipo num ssd tem o ubuntu e o outro ssd o linux mint na mesma máquina sem o grub, sistemas com arranques de boot independentes e depois guardados na caixa de sapatos juntos com alguns cartuchos antigos de super nintendo, só estacionei os dois ssds que uso nos meus linux principais que são o peppermint e o big linux
Para mim, a minha migração ocorreu há dois meses. E acabei optando pelo Crystal, pois ele era o que estava instalado no meu Thinkpad L390, que era o meu notebook secundário e virou o meu principal quando o uso do meu velho Inspiron 5558 ficou impraticável.
A minha migração foi bem tranquila, pois parte dos programas que eu usava já existia para o Linux. E para os outros programas, consegui alternativas.