Distros Linux pra ficar de olho... se forem lançadas em 2025

O texto, escrito por Ankush Das e publicado no ItsFoss, relaciona 6 distribuições para se ficar de olho em 2025.

Não são as famosas previsões “para o ano que vem”, mas palpites de trabalhos que podem impressionar ou não. Portanto, não criem expectativas.

Então vamos lá:

1. Pop!_OS 24.04 LTS - espera-se um lançamento estável, com um novo ambiente de desktop COSMIC, que também será disponibilizado em outras distros.

2. KDE Linux - uma nova distribuição oficial do KDE, prometendo uma experiência estável baseada no Arch Linux.

3. GNOME OS - atualmente em forma experimental, planeja se tornar uma distribuição completa, independente de outras bases.

4. Ubuntu 25.04 - inclui um centro de segurança aprimorado e novas versões do GNOME e kernel Linux, com lançamento previsto para abril.

5. Zorin OS 18 - espera-se uma atualização baseada no Ubuntu 24.04 LTS, mantendo a estética atraente.

6. Fedora 42 - apresentará um novo instalador Anaconda e as versões mais recentes de pacotes e do GNOME.

Como falei no início, o autor ressalta a expectativa por essas novas versões e as inovações que elas podem trazer. Algumas podem te dar o gosto do “óbvio ululante” mas não passam de expectativas.

No mais, é esperar pra ver.

Fonte: links no texto

3 curtidas

Se o Endeavour não falir, vai ser difícil eu trocar de distro.

Mas espero que o Fedora e principalmente o KDE Linux se torne algo legal, rentável, e uma porta de entrada no mundo Linux em geral, maior que Ubuntus da vida que só existem pra crashar.

Também quero o bem do Pop! por causa da System76, mas não gostei muito do COSMIC. Prefiro o workflow do Gnome, e no final, to preferindo KDE Plasma agora.

(Na verdade desde que eles engessaram o GNOME com o Cosmic eu já deixei de gostar muito, mas gosto é que nem)

2 curtidas

Esse final de mês decidi ter um pensamento fora da caixa e começar a usar o Linux como sistema principal. No primeiro momento escolhi o Ubuntu por ser uma distro que conheço bastante e espero progredir nessa jornada em mergulhar a fundo sobre o sistema.

3 curtidas

Interessante, espero que (consiga aproveitar) aproveite sua jornada. Porém, se alguma função não existe no Linux e você precisa dela, não há nada de mal em usar o Windows. Melhor que ficar sem a função, ainda que no fundo eu gostaria que todos usassem. Mas não é pra todos. É o que é.

3 curtidas

Então, eu uso bastante notebook, mas como ele não tem armazenamento extra para um SSD, o jeito é eu fazer um dual boot sobre. Mas quando o assunto é fazer o dual boot, eu acabo quebrando a cabeça kkkk

Sei que no Ubuntu na tela de instalação te da a opção de instalar o Ubuntu ao lado do Windows Boot Manager, mas toda vez que eu fazia esse procedimento, ele salvava muito pouco o espaço do /boot/efi, pois esses dias teve atualização de firmware do Dell G15, mas não consegui atualizá-lo por conta que faltava espaço no /boot/efi

4 curtidas

Problemático! Notebooks sempre dando problema. Mas bem, espero que consiga ao menos um SSD externo, ou algo do tipo. Evitaria muita dor de cabeça. E se quiser evitar mais dor de cabeça ainda, use algo Arch based, by the way.

5 curtidas

Não vai ser arrepender. Se tiver paciência de usar para aprender e pesquisar vai ver que o Linux é rápido e efetivo nas tarefas. E o Ubuntu, que também utilizo, é pau pra toda obra.

4 curtidas

Mais para frente penso em testar algo Arch based, menos o Manjaro, pois esse foi muita dor de cabeça pra mim ksksksksks

Mas compensaria instalar o sistema num SSD externo? Eu fico nessa dúvida até hoje!

1 curtida

Não use Manjaro. Cada vez que alguém usa isso, uma raposa morre. Por favor pense no meu povo!

Até que compensa, se a porta USB não tiver nenhum problema, só mandar ver!

Recomendo o EndeavourOS. Arch-based, e até agora não deu problema!

4 curtidas

Pode deixar que não usarei Manjaro, leões como eu são compreensíveis haha!

Sobre distro Arch-based, to entre esse EndeavourOS e Crystal Linux, quero ver se pego um dia para testa-los em Live USB.

3 curtidas

Endeavour traz mais do que uma DE, Crystal é só para usuário de Gnome. E o download da ISO foi bem lerdo aqui, já o Endeavour foi rapidão. Então to recomendando a torta e a direita.

PS: sabia que o rei da selva nao ia me decepcionar. rs

5 curtidas

É exatamente isso mesmo. O Crystal é legal para aquelas pessoas que gostam de um Gnome puro, que venha uma seleção bem básica de programas e que já tenha algumas coisas já pré configuradas.

Mas assim que eu comprar um SSD maior, pretendo ir para o Arch mesmo, para aprender mesmo, apesar que estou em dúvida entre usar o archinstall ou fazer a instalação manualmente.

3 curtidas

Engraçado que vai ter o KDE linux e o Gnome linux.

2 curtidas

Eu gosto bastante do Gnome, então testar o Crystal Linux seria uma boa oportunidade

1 curtida

Ta ai uma coisa praticamente impossivel de acontecer kkkkkkk
A distro ganhou força com os tropeços do Manjaro, não esquenta que vai se manter ativa por muito tempo ou nunca vai ser descontinuada

3 curtidas

É só ver a minha mensagem de perfil…!

Endeavour com certeza vai ficar um bom tempo. Enquanto houver Arch e vontade de fazer a distro acontecer. Não sumindo e só sobrando o Garuda, tá tudo certo.

3 curtidas

O Gnome OS é tipo o GTA 6, muitos nem restaram aqui quando lançar oficialmente.

1 curtida

Você já progrediu só em usar o linux no PC
Agarre essa distro e seja feliz.
O meu peppermint tá do jeito que eu gosto, “Super”

2 curtidas

Rapaz, eu fiz isso no Ubuntu, só que não foi num ssd externo mas sim num interno, tipo num ssd tem o ubuntu e o outro ssd o linux mint na mesma máquina sem o grub, sistemas com arranques de boot independentes e depois guardados na caixa de sapatos juntos com alguns cartuchos antigos de super nintendo, só estacionei os dois ssds que uso nos meus linux principais que são o peppermint e o big linux

2 curtidas

Para mim, a minha migração ocorreu há dois meses. E acabei optando pelo Crystal, pois ele era o que estava instalado no meu Thinkpad L390, que era o meu notebook secundário e virou o meu principal quando o uso do meu velho Inspiron 5558 ficou impraticável.

A minha migração foi bem tranquila, pois parte dos programas que eu usava já existia para o Linux. E para os outros programas, consegui alternativas.

2 curtidas