Olá gente minha mãe tem um notebook da Lenovo ele tem um i3 10110u 4gb de RAM upum HDD 1tb o notebook está atualmente quebrado quais Linux vcs me indicam sou iniciante gosto de jogar e uso jogos leves quais vc me indicam
Fedora - KDE spin, ou linux mint xfce / debian edition, são ótimas distros fáceis de se usar, family-friendly e rápidas, evite distros com GNOME pq só a interface já leva mais de 1gb de RAM. Para uma experiência ainda mais leve, recomendaria o Arch, mas é bem mais avançado. Se esse notebook suportar upgrade de RAM, considere, pq 4Gb de ram é praticamente impossível pra uma experiência multi-tarefas.
Linux Mint ou Zorin OS.
Se tivesse uns 8GB de RAM e um SSD ao invés do HDD, rodaria melhor, mas também não faria nenhum milagre.
MX Linux, Antix, Zorin ou Mint devem cair bem nele, mas, como disse o @Lee o problema esse é gargalo do HDD, se desse para você trocar por um SSD nem que fosse dos mais simples seria uma boa, o problema é que SSDs estão caros, mas, vi aqui que dá para conseguir um de 120 ou 128 por algo entre R$ 140 e 160 no Mercado Livre, claro que de marcas genéricas, mas, é melhor que nada e poderia servir ao menos temporariamente para quebrar um galho.
Cara, eu tenho o i3 6006U num Lenovo ideapad 310; justamente semana passada, meu HD de 1TB “morreu”… baixei algumas distros pra usar via live-USB e por incrível que pareça, o Lubuntu com LXQt tá rodando melhor que o KDE Linux (distro) … e já tinha usado Tuxedo, Kubuntu e algumas fora KDE Plasma.
Assim que eu comprar um SSD, vou dá a chance ao Lubuntu, mesmo tendo algumas críticas ao uso de SNAPS… parece que o Lubuntu entrega o que preciso, sem muito chamego e com desempenho bom.
Eu te recomendaria o Cachy OS. Tenho ele rodando, inclusive roda jogo, num HP Core 2 Duo de 2007 com 4 Gb de RAM DDR2 e um SSD de 60Gb antigo.