Olá gente minha mãe tem um notebook da Lenovo ele tem um i3 10110u 4gb de RAM upum HDD 1tb o notebook está atualmente quebrado quais Linux vcs me indicam sou iniciante gosto de jogar e uso jogos leves quais vc me indicam
Fedora - KDE spin, ou linux mint xfce / debian edition, são ótimas distros fáceis de se usar, family-friendly e rápidas, evite distros com GNOME pq só a interface já leva mais de 1gb de RAM. Para uma experiência ainda mais leve, recomendaria o Arch, mas é bem mais avançado. Se esse notebook suportar upgrade de RAM, considere, pq 4Gb de ram é praticamente impossível pra uma experiência multi-tarefas.
Linux Mint ou Zorin OS.
Se tivesse uns 8GB de RAM e um SSD ao invés do HDD, rodaria melhor, mas também não faria nenhum milagre.
MX Linux, Antix, Zorin ou Mint devem cair bem nele, mas, como disse o @Lee o problema esse é gargalo do HDD, se desse para você trocar por um SSD nem que fosse dos mais simples seria uma boa, o problema é que SSDs estão caros, mas, vi aqui que dá para conseguir um de 120 ou 128 por algo entre R$ 140 e 160 no Mercado Livre, claro que de marcas genéricas, mas, é melhor que nada e poderia servir ao menos temporariamente para quebrar um galho.
Cara, eu tenho o i3 6006U num Lenovo ideapad 310; justamente semana passada, meu HD de 1TB “morreu”… baixei algumas distros pra usar via live-USB e por incrível que pareça, o Lubuntu com LXQt tá rodando melhor que o KDE Linux (distro) … e já tinha usado Tuxedo, Kubuntu e algumas fora KDE Plasma.
Assim que eu comprar um SSD, vou dá a chance ao Lubuntu, mesmo tendo algumas críticas ao uso de SNAPS… parece que o Lubuntu entrega o que preciso, sem muito chamego e com desempenho bom.
Eu te recomendaria o Cachy OS. Tenho ele rodando, inclusive roda jogo, num HP Core 2 Duo de 2007 com 4 Gb de RAM DDR2 e um SSD de 60Gb antigo.
O Cachy OS é super enxuto e focado em máximo desempenho. Na instalação dele, que é bem fácil, você escolhe aquilo que quer colocar. No HP estou usando o KDE Plasma 6x e, pasmem, está bem interessante. Mas o Cachy possui um ponto que não vi em nenhuma outra distro, até o momento. Ele traz a possibilidade de você escolher, dentre todos os desktops existente hoje, qual deseja usar no sistema. Então você pode pesquisar quais desktops são mais leves e consomem pouco, dai você instala o que mais te agradar.
Eu acho que no caso de um equipamento como esse seu, o XFCE cairia muito bem. Mas, penso que o KDE rode legal ai se der uma boa configurada nele.
No meu velho HP deixei o KDE com um visual o mais minimalista possível.
Detalhe, de muitas distros que tenho tentado rodar nesse HP, o Cachy OS foi a única distro atualizada que rodou nele.
Bem, por ele ser super enxuto, não vem com quase nada. Então não tem uma “loja” de aplicativos. Mas, em escolhendo o desktop KDE, você pode, facilmente, resolver instalando a loja dele. Basta copiar e colar um único comando no seu terminal, digitar a senha, confirmar a instalação e pronto.
Cara, tenho um Dell nessa mesma configuração.
Utilizo o Big Linux com XFCE e está me atendendo sem problema nenhum.
Rápido e nessa versão do Big Linux o XFCE já vem bonito com algumas customizações e com possibilidade de ainda melhorar ao teu gosto. Por hora, estou gostando demais.
Minha mãe quer colocar um SSD e um pente de RAM de 8gb para ficar com 12gb e colocar um SSD nvme ou sata.
Então vai ficar bem usável, é só não instalar uma dustribuição com ambiente pesado nele. Mint e Zorin, por exemplo, devem funcionar tranquilamente.
recomendo se ir de Linux Mint XFCE
Pois ele entrega uma Suavezada Muito boa E gasta pouca Ram
mantendo muito bem :Multi Tarefas:
em basicamente qualquer linux você terá um ganho absurdo ja que o windows come mais da metade de sua ram ja que existe varios micro processos que matam principalmente o HDD no {sentido lentidão}
O motivo da recomendação em si
e que o processo de instalação e bem simples e familar ao Windows
Possui Live USB ou seja se pode testar o sistema antes de qualquer coisa
tambêm e bastante costumizavel
outra carta na {mesa} e que literalmente Como se Usa Intel isso e muito bom ja que ele ja vem no pacotinho prontinho no linux sem presisar baixar drives embora acho que isso ja seja todas as distros
lembra do gasto minimo: ele tambêm salva o HDD sem aquele 100% de uso chato:
se terá 2.9 a 3.0 Gigas Inteiros Livres
O seu processador agradece:
e como se disse que roda jogos leves acho que da ate pra usar o [discord Versão WEB]
enquanto joga. eu faço isso Jogando Roblox Por Exemplo, “Sober”