Distros Inovadoras

Eaê povo!
Alguém conhece alguma distro, como posso dizer…
Fora da caixa? Que traga alguma inovação.

Porque se for parar pra ver, todas são mais do mesmo…
Se baseiam em uma já renomada no mundo de TI (Ubuntu, Arch…) e não trazem nada de inovador, só colocam uma interface customizada que até você pode realizar utilizando uns widgets ou extensões no caso do Gnome.

Se sim, comentem aqui! :v:

Nesse quesito, gosto muito do conceito do NixOS.

Segue vídeo abordando:

2 curtidas

Opa! Show…
Já ouvi falar mas nunca dei uma atenção pra ver como funciona.
Valeu!

Eu também consideraria o Gentoo Linux como diferenciado, uma vez que o administrador pode montar o sistema escolhendo entre praticamente todas as opções de programas disponíveis para cada função específica. Mas além de demandar um bom tempo para configuração, também necessita de de poder de computador para compilar os programas, por ser uma distribuição baseada em código fonte.

2 curtidas

AC, tem o NixOS e o GoboLinux mas são inovações de fundo

1 curtida

Olá @MMalyson, tudo bem contigo?

Eu considero o Vanilla OS uma distro bem “diferente” pela quantidade de recursos que eles estão embutindo no sistema ao mesmo tempo que existe um esforço para que tudo funcione de forma simples.

:vulcan_salute:

2 curtidas

que tipo de inovação? existe algumas muito inovadoras, mas essa inovação talvez não seja “visual” ou na usabilidade etc… talvez se tu for mais específico no que busca?

1 curtida

Então, inovação na usabilidade também…
Um novo gerenciador de pacotes, uma DE nova.

Algo que não seja um fork de outra distro.

Show! Andei vendo umas coisas sobre ela…
Lembra o Endless OS mas bem mais robusta!

Só não me agrada a mesmisse do gnome!

Inovação de usabilidade pode ser que encontre, mas as outras não é para qualquer projeto pequeno, mesmo empresas grandes falham em criar DE’s… eu focaria a busca na usabilidade então. O que leva a próxima pergunta, usabilidade no uso da interface? uso do gerenciador de pacotes? no que?

Uma outra distro interessante com várias opções “pouco usuais” é o Nitrux OS, antigamente ele era baseado em appImage principalmente. Mas, já algum tempo adotou uma postura mais mista e implantou o distrobox em sua base. Além de incluir seu NX Desktop que utiliza recursos do Plasma e implementa Maui Shell e seus apps.

https://nxos.org/

:vulcan_salute:

2 curtidas

No geral mesmo…
O que saia do comum das distros.

Já testei muitas e queria saber se alguém conhecia alguma que traga algo novo.
Como o próprio Vanilla OS ou o Nitrux como já falaram aqui.

Boa! Mexi a muito tempo e não vi o que têm de novo nas últimas versões…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.