Distros com Gadjets igual no Windows?

Pessoal,

Gostaria de saber qual as Distros que permitem colocar pequenos gadjets que informam por exemplo hora, temperatura e uso do sistema, etc. e também se são seguros, pois até onde eu sei, esses tipos de programas foram descontinuados de usar no Windows por serem possiveis de virus ou malwares.

Agradeço pela atençao e fico no aguardo

Nas distros, isso não é característica delas, mas de suas interfaces gráficas. As três principais (Gnome, KDE Plasma e XFCE) tem seus aplicativos para isso, como as extensões do Gnome, os applets do Plasma e os plug-ins do XFCE…e sim, são (relativamente) seguros

Isso quer que sempre terá que ser instalado e nao vem nativo com o sistema ?

Aí sim depende da distro - por exemplo, ativar ícones na área de trabalho no Gnome, que por padrão é inativa. Ubuntu, Zorin e Pop!_OS usam a Desktop Icons NG, que já vem instalada e ativa nessas distros. Outro exemplo é o Manjaro Gnome, que já vem com a Dash to Dock instalada e ativa, mas a Dash to Panel a e Unite instaladas porém inativas… ou o Fedora, que vem (acho) sem nenhuma extensão… isso falando de Gnome.

Uma das coisas legais das distros e de suas interfaces gráficas é poder escolher o que se quer usar ou não, e ir montando a distro do seu jeito, isso com muita liberdade (como o Plasma) ou menos (como o Gnome e o XFCE)… então, eu mesmo não sei se há uma resposta exata para sua pergunta, se há distros “prontas”, pq toda e qq uma pode ser modificada de alguma forma sem perder funcionalidade

Se a gente começar a falar de Window Managers (mais minimalistas), aí a coisa fica séria, pq tem umas que colocam um monte de coisas que nossa!

As distros que já vêm com este tipo de ferramenta habilitada “de fábrica” e até possui alguns como relógio, temperatura e etc, são as com KDE Plasma. Recomendo que teste o Kubuntu. Você pode baixar a ISO, colocar em um pendrive e testar em modo live mesmo, sem instalar. Quando estiver na área de trabalho, clique com o botão direito nela, vá para “Adicionar Widgets” (ou Add Widgets em inglês) e arraste algum para a área de trabalho.

2 curtidas

Falando de Plasma, esses adicionais são chamados de widgets e já vem com alguns pré-instalados, inclusive medidores de recursos, essas widgets são as do próprio projeto KDE. Você também pode baixar e testar mais widgets que são feitas pela comunidade, e talvez sejam até melhores e com mais recursos que as pré-instaladas.

2 curtidas

Todas que usarem KDE Plasma.
Independente da interface gráfica, tem também o Conky e Screenlets.
Existem outros também, mas, temo que estejam fora de desenvolvimento.

1 curtida