Distro secundária?

Tenho o MINT 19.1 no meu notebook, e gosto de testar em segundo outras distros: ( Ubuntu, Ubuntu Studio, DEEPIN, …) Gostaria de uma dica para distros brasileira. Obrigado a todos.

2 curtidas

Cara nem temos infelizmente muitas opções, indicaria o Duzeru que deve ser mais familiarizado a vc, sendo que utiliza .Deb. Mas recentemente o Dio falou do Regata OS, algo diferente do habitual, vê lá; eu conheço o desenvolvedor, Josué é super gente fina, precisando de ajuda, ele mesmo te responde nos grupos. Fora estas só tem o Big Linux, que voltou, acho que o Emmi Linux e só.

2 curtidas

Distros brasileiras que eu conheço: DuZeru, Metamorphose Linux, RaDiX, Regata OS e Emmi OS (Emmi Linux).

2 curtidas

Deepin? É uma excelente aposta! No que precisar, estou a disposição.

Não é querer (mas já querendo), jogar água fria nessa história de distribuição brasileira… Infelizmente, a possibilidade de ocorrer bugs é muito maior; do que você pegar um distribuição “mais pura”.

Quando uso um sistema, quero curtí-lo… E não ficar esquentando a cabeça, para corrigir erros bobos. #DistroBrasileira #TôFora

2 curtidas

O pessoal fala bem da Radix

1 curtida

A muitos anos atrás eu usei a Big Linux durante algum tempo. Gostava bastante e fiquei feliz que tenham retomado o projeto. Mas ainda não testei essa nova versão da distro. Recomendaria que comece seus testes por eles.
Veja:

1 curtida

Uso o Mint 19.1 (SSD) e o Ubuntu 18.10 (HD)

1 curtida

Nesse momento estou com o Ubuntu 19.04 e secundário o windows 10

Mint, ubuntu, deepin são excelentes, mas todas são base debian. Alterar entre essas não irão te agregar muito conhecimento. Te faço uma proposta. Por que não testar uma distro com base diferente? que tal experimentar o Fedora? Já que você usa Mint, pode começar usando o Fedora Cinnamon, Mate ou XFCE e começar com uma DE conhecida, para que sua experiência seja mais intuitiva.
Como eu já tinha sugerido… como distro brasileira, te recomendaria a BigLinux. Tenho testado as versões Alpha e estou gostando bastante. Em breve será lançada a versão final. mas você pode testar a versão Alpha 9 do BigLinux.

Abraços

Bugs ocorrem ate com as melhores, mas a questão do apoio é justamente essa testar e caso ocorra um bug avisar aos desenvolvedores para corrigir e assim melhorando as poucas opções de distros BR que temos.

@Diegolivsg A única distro brasileira que realmente contribuiu para o Linux - na minha opnião, foi a Conectiva / Mandriva. Por exemplo, a distro nacional criou o Synaptic… ferramenta altamente usada nos dias de hoje, em VÁRIAS distribuições.

Não me recordo aonde li, mas a Conectiva merece reconhecimento sobre o trabalho que fez - na época - quanto a compatibilização do sistema (drivers) com o hardware vendido no país (era mais tranquilo, instalar uma impressora no sistema, por exemplo). Como não sou dessa época, não sei se procede - mas é o que se fala.

Hoje, as distros nacionais são uma espécie de versões remix… trocam o wallpaper e o tema de ícones. E geralmente, só existe UMA pessoa atrás do projeto - as chances de morrer antes de chegar na praia, são altíssimas!

Como disse, é uma opção pessoal que tomo ao rejeitar as distros brasileiras - respeito, quem as usa.

Quanto a minha parte, no que contribuo para o Linux; estou ativamente junto a comunidade local… assim como, próximo da equipe de desenvolvimento (fazendo sugestões e pedidos regularmente - a maioria deles, atendidos).

Emmi OS é a melhor opção, @Marcelobitt