Distro recente em computador antigo

Tenho um notebook Dell Inspiron 14r 5437 Intel 4ª geração com Geforce 740. Tentei instalar Pop OS 24;04 Cosmic e Zorin OS 18. Tive problemas com o erro ACPI Bios. Utilizei Gemini e ChatGPT para tentar sanar o problemas, mas as dicas falharam. A única forma de fazer funcionar é utilizando o comando nomodeset, gráficos básicos que comprometem o desempenho do sistema.
Alguém aqui conseguiu instalar uma distro recente numa computador com estas configurações?

2 curtidas

eu acho que o tipo de disco da bios está errado, na opção de disco na bios muda para IDE, caso não funcione mude para AHCI, talvez faça essas distros funcionarem. Se não funcionar acho que o mais eficaz seria atualizar a bios

1 curtida

Opa maninho, tudo bem? :duck:

Cara, tenho um AMD E1 (que é bem mais fraco que o seu i5/i7 de 4ª) e passei por lutas parecidas.
Cara, para esse Dell, eu realmente recomendo o Debian. Ele é mais ‘limpo’ e não tenta forçar módulos que dão esse erro de ACPI que você viu no Pop e no Zorin.

Umas dicas pra o teu laptop:

- Hardware: Coloca um SSD para o sistema (/) e 8GB de RAM. Sem o SSD, qualquer distro moderna vai parecer lenta (aqui eu tô usando GPT e BTRFS).

- Usa um Caddy: Esse notebook tem gravador de DVD. Tira ele, compra um adaptador Caddy SATA e coloca o seu HDD antigo nele. Formata esse HDD como Ext4 para sua /home. Assim você tem a velocidade do SSD no sistema e o espaço do HDD para arquivos.

- Interface: Pode parecer loucura, mas recomendo o GNOME 47. Ele está muito otimizado. Eu uso aqui porque tive vários problemas de compatibilidade com interfaces em Qt, e o Gnome resolveu tudo. No Debian, ele roda liso se você tiver o SSD e a RAM.

- Driver de Vídeo: Para essa GeForce 740M, não tenta o driver mais novo da Nvidia. No Debian, instala o pacote nvidia-tester-470xx (ou o legacy equivalente), que é o último que suporta a arquitetura Kepler da sua placa.

- O Erro ACPI: Esse Dell tem uma BIOS chata. Se ainda der esse erro, no Grub, tenta adicionar o parâmetro acpi_osi=Linux ou pci=noaer junto com o quiet splash. Isso geralmente resolve o conflito sem precisar do nomodeset (que mata o desempenho).

Faz o teste com o Debian Stable (é o que eu uso e o que eu recomendo) ou Testing. É a distro que melhor ‘doma’ esses hardwares da Dell dessa época.
Quá-quá! :duck:

1 curtida

Tenho um note antigo com placa nvidia. Desativei por completo a placa dedicada, pois o suporte e funcionamento do gráfico intel integrado funciona perfeitamente mesmo com o KDE Plasma e vídeos rolando. Mas jogos, só emuladores e coisas simples.

Também tenho um Inspiron dessa mesma época, um 5558, mas com uma GeForce 920M, então tenho uma certa experiência.

No último ano, consegui rodar o Linux Mint (Cinnamon), Xubuntu (XFCE), Alpine (XFCE) e o Arch Linux (Openbox) e todas rodaram relativamente bem.

1 curtida

Sugiro também revisar as configurações da bios, faça uma pesquisa no GPT por:

Dell Inspiron 14r 5437 Intel 4ª geração com Geforce 740 configuração otimizada da bios para utilizar Linux.

1 curtida

AHCI é a única opção disponível na Bios.

Fiz isso.

Consegui instalar o Zorin 18 e apliquei correções sugeridas pelo Chat GPT. Ficou muito bom.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.