Distro pra um pentium 4

Olá galera. Apesar de não ser novo no mundo linux preciso da ajuda dos mais experientes. Tenho um pentium 4 de socket 478 funcionando perfeitamente até hoje porém sem nenhum uso por ser windows xp. Se existir atualmente qual seria a melhor distro funcional para ele? Fico preso por ser um processador de 32bits apenas. Agradeço se alguém puder me ajudar nessa.

PuppyLinux (com base Bionic Beaver), PepperMint OS (todas as versões possuim ISO 32bits), Bodhi Linux são algumas que ainda tem suporte a essa arquitetura.

2 curtidas

Obrigado pela dica. Vou testar aqui

Q4OS também roda bem na versão com TDE/Trinity.

1 curtida

Qual a configuração completa da máquina? Qual a quantidade de RAM?

Debian também tem suporte à arquitetura x86.

2 curtidas

Meu irmão tá com um notebook de processador 32 bits também, ele instalou o Lubuntu 18.04, ele inicia com ~170mb de RAM, é bem leve até.

Lembrando que a versão 18.04 tem suporte de 10 anos, então você terá acesso as versões mais recentes de alguns pacotes, como Firefox por exemplo, e não adianta querer usar Flatpak pois a maioria são apps 64 bits.

Espero que até o suporte acabar você consiga comprar uma máquina 64 bits amigo, 32 bits irá morrer em breve, boa sorte!

Às vezes o computador tem um Windows de 32 bits, mas seu processador aceita software para 64 bits. Vale conferir se é o caso desse Pentium 4.

Lubuntu 18.04, Peppermint 9 e Puppy Linux Bionic Beaver são sistemas já antigos. Usá-los não põe o computador sob risco, mas, no geral os programas oferecidos estão em versões ultrapassadas.

Se a máquina for mesmo limitada a 32 bits, sistemas em edições novas e que ainda oferecem versões compatíveis são o Debian 11, o SparkyLinux 6, o Q4OS 4.7, o AntiX 21. Recomendo em especial o AntiX, campeão de economia de recursos, pensado para computadores antigos, e ainda assim cheio de programas e utilitários.

É apenas 32 bits. Olha o site do ark intel: Intel Pentium 4 Processor 2.80 GHz 512K Cache 533 MHz FSB Product Specifications

2 curtidas

Poderia sugerir o Lubuntu 18.04 LTS, mas acho que é melhor o Debian 11 com LXDE, pois é uma base de software mais recente. O Debian ainda não largou o 32 bits, igual o Ubuntu, eles dão muita atenção pra arquiteturas legadas…

1 curtida

1256mb de ram

Negócio é achar uma que tenha os drivers de video. É um s3 graphics. Até agr todas que testei não fica legal . Futuramente vou ver se consigo uma placa de vídeo pra ele. Ruim que é agp ainda

Sendo sincero, acho que não vale a pena gastar dinheiro com uma máquina dessas, 32 bits ainda… com todo respeito rs… acho que valeria mais a pena se programar para comprar um computador novo. Até mesmo se você comprar um usado, vale mais a pena, desde que tenha pelo menos 4GB de RAM, esteja em bom estado e seja 64 bits… Mas claro que isso apenas uma opinião :sweat_smile:

1 curtida

Antix.
É a distribuição mais leve e funcional que conheço. Baseada no Debian, roda em qualquer torradeira.