Distro para VLC

Salve galera!
Tenho um batatão i5 de 3º geração com 8 de ram com uma r5 230 dedicados para roda o VLC.
Depois de muita briga e dores de cabeça com o Fedora e o Opensuse gostaria de sugestões dos amigos se há uma distro mais amigável para o VLC e seus codecs.
Essa distro estará em dual boot com o win11.
Dúvida dentro da dúvida: problemas de sincronia som e video no VLC poderiam também ser gerados pelos drivers da AMD para uma placa de vídeo tão antiga? ou a interface KDE, escolhida por mim pode não ser muito amigável maquina para rodar vídeo?
Obrigado antecipado

Sobre o VLC X Distros não tão amigáveis:

Cada distros tem suas peculiaridades e não é algo de outro mundo para se instalar o vlc e os codecs, basta uma pesquisa simples no google:

Como instalar vlc e codecs no fedora

Opinião pessoal: vlc é o player com mais opções para linux, mas é um lixo para determinados usos (não sei se tem uma configuração extra para solucionar estes problemas), mas das vezes que usei no Windows não me lembro de ele ser tão ruim para sincronizar legenda ou usar vários avanços em sequencia, mas aqui ele costuma perder o som, congelar o vídeo ou bugar o tempo, chegando algumas vezes a perder a sincronia entre o áudio e vídeo. Para solucionar isso infelizmente tenho que fechar e abrir novamente.

OBS: Uso com Nvidia

1 curtida

Dá uma conferida nesse meu projeto: tigeros.com.br

2 curtidas

Obrigado @Pio .
Sim, não deve ou deveria ser coisa de outro mundo, mas é claro q depende do nível do usuário.
Eu não sou iniciante, mas não evolui para o avançado. Já instalei o VLC no manjaro, arch, ubuntu, debian e não tive problemas. Encontrei sim muitas dificuldades mesmo seguindo a risca os tutoriais oficiais no opensuse e no fedora. No suse acabou rolando, mas no fedora não funciona direito nem por reza.
Conheço razoavelmente bem o VLC. Nada dentro dele resolve o atraso no fedora.
Concordo muito com vc. O VLC é bem enjoado, mas é o único q entrega som e imagem de qualidade (quando não buga, rsrsrs).
Obrigadão.

@Daigo obrigado! Vou dar uma boa olhada agora. Valeu!

Está tentando rodar um video av1? se sim, talvez tenha que mudar a config de codificadores para automático(ou desabilitar, teste):

Testei aqui um video av1 (rx6600) e forçando usar vaapi fica atrasando o áudio do video também, via CLI (uma boa maneira de verificar erros) acusa erro com decoder.
Deixando em automático resolve. Provavelmente não existe distro que faça milagres amigo, aliás, a versão Flatpak tenta trazer o máximo de codecs (acredito que o Snap também) por padrão, não precisa sofrer com nenhum gerenciador de pacotes de distros instalando codecs/pacotes daqui ou meta pacotes de lá…
Caso não seja um av1, pode tentar o contrário, forçar vaapi que com hd264/265 funciona bem aqui.

1 curtida

@fastos2016 não, não é av1. É mkv. A configuração já está no automático, mas vc abriu uma porta bastante interessante. O api aqui é vdpau e não vaapi. Vou pesquisar mais para ver se isso poderia influenciar no fluxo de vídeo já q minha gpu é bem fuleira.
Agradeço demais!

A questão da distro seria mesmo saber se há alguma já previamente configurada com pacotes de codecs. Sei q há distros como AV linux q acredito q pelo seu fim deva vir “completa” nessa questão, por outro lado traz ferramentas desnecessárias para meu uso.
Mas concordo contigo q tudo está lá só tenho é q melhorar meus skills para saber instalar de forma correta.

Distro pra rodar vlc? Qualquer uma.
Eu nunca tive problemas com o vlc nesses vários anos que uso Linux, mas se querer uma dica de alternativa eu indico o mpv.

Faz muito tempo que eu tenho problemas de sincronia entre áudio e vídeo em alguns arquivos. Algumas vezes é por conta da taxa variável e quando manda pular pra frente, e nos casos onde o áudio não é salvo intercalado com o vídeo. Pra esses casos eu usava o atalho de adiantar/atrasar áudio: “G” e “K”

Nossa, e eu jurando que era meu “PC Bomba” que não tankava nem ele, hahaha!