oi, pessoal! Eu uso um notebook antigo com uma config bem fraca: 8gb ram, cpu i36006u 2ghz, placa integrada intel graphics 520, ssd, e eu estou a procura de uma distro que rode decentemente nele. Eu ja ate tinha testado algumas, mas elas tinha bugs q atrapalhavam bastante, como o ubuntu com snaps e sua loja bugada, o pop os q trava quando eu ficava mt tempo numa mesma tarefa(mesmo q essa tarefa fosse bem leve) ou o zorin q fica lento no meu notebook. Alguem sabe uma distro para salvar meu note batata?
Ta faltando as config detalhadas do Notebook, mas como vc deixou parcial tente o Linux Mint Mate ou XFCE, Manjaro(Use KDE ou XFCE) ou BigLinux, TigerOS, RegataOS
TigerOS é uma distro brasileira e é um usuário aqui do fórum que mantêm, o @Daigo e ele conseguiu alguns usuários do fórum a ajudá-lo.
O BigLinux também é uma distro brasileira mantida pelo @bigbruno mas ele não fica ativo aqui no fórum.
Base Arch, mas exclusivamente baseado no Manjaro
Meu notebook é 6 anos mais velho do que o seu, é o que eu uso para trabalho, com o Manjaro XFCE, que funciona perfeitamente, antes usei o Mint Cinnamon e também rodava muito bem. Tenho 4 GB de ram, então para evitar estouro de pilha, já que deixo muitas janelas e abas abertas, coloquei 16 GB do SSD reservado para SWAP. O desempenho geral do sistema é muito satisfatório, com respostas imediatas quando não está sobrecarregado.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.