Distro para jogar sem perder a rotina

Opa fala ae galera, sou usuário de Windows 10 desde sempre e a um tempo bom, (uns 7 meses) tenho pensado em trocar meu sistema para utilizar linux. Então queria que me recomendassem alguma distro boa para jogos na steam e que eu também possa utilizar para meu dia a dia como faço no windows.

1 curtida

Toda distro é essencialmente a mesma coisa. As distribuições rolling release têm uma leve vantagem porque, como atualizam constantemente, sempre trazem os drivers e softwares mais atuais, mas você estará de boas no *ubuntu LTS se seu hardware não for demasiadamente novo (na verdade, como a nova versão LTS do *ubuntu foi lançada há poucos dias, suponho que qualquer hardware atual estará de boas nele).

Sugiro que você comece com uma flavor do o *ubuntu.

1 curtida

Obrigado pela dica, vou dar uma olhada nela

Quais distribuições você já testou? Até onde vai a sua experiência com Linux? Já sabe instalar programas?

De qualquer forma, sugiro que você deixe seu computador em dual boot (dois sistemas operacionais instalados na mesma máquina, no caso Windows e Linux juntos) para que a transição não seja tão traumática.

1 curtida

O Linux Mint tem uma interface muito parecida com Windows, o que tornaria mais fácil sua transição pro sistema do pinguim. A distro é baseada no Ubuntu, o que vai facilitar o suporte e tornar sua vida mais fácil quando precisar procurar alguma informação, já que Ubuntu é uma das distros mais populares atualmente.

Outra sugestão é o Pop OS, também baseado em Ubuntu. Ele tem, na maioria das vezes, um suporte melhor de hardware e algumas configurações padrões que facilitam a vida de quem quiser usar o Linux para games. Ele, no entanto, vem com uma interface bem diferente do Windows, vai ser uma transição um pouco mais difícil.

Eu diria pra você testar as duas e vai com o que te agradar mais. Depois que estiver mais familiarizado com o Linux pode até tentar alguma outra distro.

1 curtida

Manjaro é a mais fácil pra configurar pra games, tem muito conteúdo na internet sobre isso também, e com o AUR, os usuários encontram soluções/alternativas pras coisas e já jogam lá no repositório de usuários, pela minha experiência com o Ubuntu, o gaming é 6/10, no Manjaro eu diria que 9/10. É importante também pensar na interface gráfica, Gnome é a que mais consome memória RAM, sugiro ir de KDE. Abraço, qualquer dúvida estou a disposição. Se souber o mínimo de inglês recomendo o canal Intelligent Gaming - Linux Tutorials & Gameplay tem tudo lá.

1 curtida

Ah, e tenha em mente que alguns jogos são impossíveis de serem jogados no Linux pelo Wine, por exemplo: Fortnite, Apex, Valorant… possivelmente funciona em uma máquina virtual com GPU Passthrough, mas configurar uma maquina virtual nesse modo não é fácil, e frequentemente dá errado por problemas de compatibilidade, vai da sua força de vontade.

recomendo antes você pesquisar se o jogo que vc joga da para rodar no linux sem problemas

1 curtida

Como você disse que já está pensando em mudar para o Linux a um bom tempo imagino que você já tenha pesquisado se seus jogos vão funcionar. Caso não tenha feito isso ainda recomendo você dar uma olhada no ProtonDB, é uma plataforma onde a comunidade relata sua experiência com diversos jogos usando a ferramenta Proton da Steam (da pra configurar pra usar em jogos não Steam, pelo Lutris).