Distro mais iindicada para notebook Ideapad com I3 de 7ª geração e 4 GB de RAM

Tenho um notebook Lenovo Ideapad com I3 de 7ª geração, $gb de RAM e SSD, instalei o fedora 42 KDE, estava funcionando bem, mas de repente parou de reconhecer a conexão 5G do wifi e quando tento conectar mostra que a conexão é limitada e não tem acesso à internet.
Gostaria de saber qual a distro mais indicada para essa configuração. Obrigado

Se o Fedora 42 estava funcionando porque não arrumar esse problema do wifi limitado?

Mas se quer trocar, va nesse site https://distrowatch.com/ e escolhe qualquer uma do ranking da direita e teste e veja se te atende

1 curtida

Se você prefere KDE, sugiro Kubuntu.Se a interface gráfica não fizer diferença, iria de Linux Mint.

Tenho um ideapad 320. Estou usando Kubuntu 24.04 LTS. Tive problemas com o kernel uma vez, e instabilidade relacionada a drivers híbridos (tenho uma placa dedicada Nvidia). Tive que resolver essas duas coisas, mas até agora foi somente isso.

Porém, te aconselho a aumentar a RAM se quiser usar o Kubuntu.

Tenho outro Note com 4GB de RAM e estou usando o LXQt (Lubuntu). Não tive nenhum problema com ele.

Os dois estão me servindo muito bem.

1 curtida

Seria bom fazer um troubleshooting para saber se o problema é realmente no fedora ou drivers, as vezes pode ser sua placa de wi-fi também.
De qualquer forma se for a palca de wi-fi, prossiga com a compra de um adaptador com suporte a 5GHz, vou deixar um que eu uso a bastante tempo.

1 curtida

Olá a todos, consegui resolver, as conexões 2.4G do roteador e do repetidor estavam marcadas também como prioritárias, eu desmarquei e o 5G voltou a funcionar normal. Obrigado pelas dicas

1 curtida

Vou continuar testando o Fedora